OFICINA EXPERIMENTAL INTRODUTÓRIA PRISMAQGIS
DOI:
https://doi.org/10.31668/6a9h1q43Palavras-chave:
Dinâmicas Territoriais; Georreferenciamento; Organização sócio-espacial Setor Sul.Resumo
A oficina experimental introdutória PRISMAQGIS, realizada pelo Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Goiás - Campus Central de Ciências Exatas e Tecnológicas - UEG/CET, é parte do projeto de extensão Prismação Dinâmicas Territoriais. Permite gerar produtos e dar apoio aos processos de assessoria técnica e georreferenciamento, utilizando QGIS, que é um Sistema de Informação Geográfica (SIG), de código aberto, que permite a visualização, edição, manipulação de mapas temáticos e análise de dados georreferenciados. Focada em atividades desenvolvidas junto à comunidade local, proporciona conhecimentos básicos sobre o uso da ferramenta QGIS. O objetivo principal é capacitar para ações extensionistas relacionadas a urbanização, planejamento urbano e meio ambiente. Ministrada de forma interdisciplinar promove a troca de conhecimentos, utilizando instrumentos, técnicas e esquemas conceituais previamente comparados e incorporados. A aplicação prática discute a organização socioespacial do Setor Sul, em Goiânia-GO, engloba os fatores sociais, econômicos e ambientais, indo além dos aspectos físicos do ambiente.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).