CRESCIMENTO DE CULTIVARES DE FEIJÃO EM FUNÇÃO DA INOCULAÇÃO DE SEMENTES COM RHIZOBIUM E EM CO-INOCULAÇÃO COM AZOSPIRILLUM
DOI:
https://doi.org/10.31668/wt7h7t67Palavras-chave:
Phaseolus vulgaris, FBN, Desenvolvimento de plantaResumo
O nitrogênio é crucial para o feijoeiro, e a Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN) pode suprir essa necessidade. A adição de microrganismos como Azospirillum brasilense, pode melhorar a eficiência da FBN, promovendo o desenvolvimento radicular. O objetivo deste estudo foi investigar o crescimento das cultivares de feijão de alta produtividade após a emergência até o florescimento em resposta à inoculação com Rhizobium tropici e co-inoculação com A. brasilense comparado a adubação com adubo mineral nitrogenado. Empregou-se o delineamento de blocos casualizados em fatorial 4 x 2 + 8, com quatro repetições, utilizando quatro cultivares de feijão de alta produtividade (BRS FC 402, BRS Estilo, BRS Pitanga e BRS Esteio), submetidas à inoculação com R. tropici e em co-inoculação com A. brasilense aplicado via semente, além dos tratamentos correspondentes à adubação mineral nitrogenada e sua ausência (testemunha) para cada cultivar. Quinzenalmente, foi avaliado o crescimento das plantas no período compreendido entre 15 e 45 DAE, por meio da medição das alturas, até o florescimento. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância e ao teste de Tukey a 5% de probabilidade. Concluiu-se que as cultivares de feijão BRS Estilo, BRS Esteio e BRS FC 204 apresentaram maiores taxas de crescimento das plantas em comparação à cultivar BRS Pitanga. A co-inoculação de sementes de feijão com R. tropici + A. brasilense promoveu maior crescimento das plantas de feijão, equivalente à adubação mineral nitrogenada.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).