QUEM NASCE NA VILA, APRENDE MAIS LONGE? IMPLICAÇÕES DO PROGRAMA ESCOLA CIDADÃ NOS ITINERÁRIOS DAS JUVENTUDES TRABALHADORAS DA VILA SÃO JOSÉ – JOÃO PESSOA, PARAÍBA.

Autores

  • Ana Carolina de Oliveira Marques Universidade Federal da Paraíba - UFBP
  • Gabriela Soares Braz de Farias Universidade Federal da Paraíba - UFBP
  • André Fernandes de Souza Universidade Federal da Paraíba - UFBP

Palavras-chave:

Leitura territorial da escola, Direito à educação, Território.

Resumo

Quais as implicações da implementação das escolas públicas de tempo integral nos itinerários das juventudes trabalhadoras de João Pessoa? Para onde vão as/os jovens que evadem das escolas após se tornarem de tempo integral? Quais novos itinerários percorrem? Essas são algumas das questões que interrogam a vivência de licenciandos e licenciandas partícipes do PIBID Geografia (Programa Nacional de Bolsas de Iniciação à Docência), inseridos no contexto das Escolas Cidadãs Integrais Técnicas (ECIT), na cidade de João Pessoa(PB). Este texto deriva do primeiro movimento de uma pesquisa em estruturação, no qual esboçamos as premissas teóricas, dados secundários e algumas hipóteses. Compõem o alicerce teórico autores como Miguel Arroyo, Motta e Frigotto, Eguimar Chaveiro, Fadel de Vasconcellos, Maria Adailza Martins, Eugênio Carvalho, Ana Cláudia Giordani, Eduardo Girotto. Pretendemos, com as reflexões aqui suscitadas, somar elementos à “leitura territorial da escola” – proposta analítica em elaboração pela rede de pesquisa “Espaço, Sujeito e Existência”(Cnpq).   

Publicado

2024-08-09