DIÁLOGOS ENTRE A ESCOLA E A UNIVERSIDADE:
a educação geográfica pela pesquisa e a pesquis(a)ção na articulação desse diálogo
Palavras-chave:
Geografia; Escola; Cidade; Universidade; PesquisaçãoResumo
Na abertura do diálogo entre nossa escola e as universidades através da pesquisa como instrumento de mediação teve como problema-guia: quais às contribuições da educação geográfica pela pesquisa na articulação entre a Geografia escolar e a cidade, visando a construção de uma proposta de educação integral, para as escolas regulares, na rede estadual de ensino da Paraíba? Nosso objetivo geral com estas ações colocaram em diálogo a EEEFM Nossa Senhora Aparecida e as Universidades, museus, teatro, feira-livre, cidades, parques ambientais, projetos científicos, escolas públicas, foi o de interagir para fortalecer a construção de uma rede colaborativa de pesquisa e de formação continuada, na escola, a partir de relações que envolvam Ensino, Pesquisa e Extensão, num diálogo construtivo entre a Escola e a Universidade. A metodologia adotada em nossa pesquisa de doutorado foi/está sendo a pesquis(a)cão (BARBIER, 2007; ENGEL, 2000; TRIPP, 2005; THIOLLENT, 2002). Ela se encontra em andamento e busca construir através do diálogo entre as pessoas, as instituições, os espaços – pavimentando as pontes entre a Escola e a Universidade com a educação pela pesquisa (DEMO, 1998), da pesquisa enquanto princípio educativo (DEMO, 1999) e assim como Zeichner (1998) propõem – o professor-reflexivo sobre sua própria prática busca transformar o espaço escolar em espaço de produção de conhecimento e não apenas reprodução.
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