GUARÁ: UM SISTEMA PARA INTEGRAÇÃO E CURADORIA DIGITAL EM CENTROS DE MEMÓRIA NO ESTADO DE GOIÁS
DOI:
https://doi.org/10.31668/bf253y75Palavras-chave:
sistemas de informação, patrimônio cultural, interoperabilidadeResumo
A digitalização do patrimônio cultural é uma prática adotada por instituições de memória como forma de contribuir com a preservação de seus acervos. Entretanto, esses espaços carecem de sistemas de informação capazes de armazenar, organizar e realizar a recuperação dos objetos digitais. As iniciativas acabam por produzir acervos digitais diversificados e multiformes que esbarram em problemas relacionados à colaboração e ao reaproveitamento das informações. O objetivo deste artigo é apresentar um modelo de sistema de informação semântico, aberto e conectado para facilitar diálogo tecnológico entre repositórios de centros de memória. O trabalho é resultado da investigação de doutoramento em Ciência da Informação na Universidade Fernando Pessoa (Porto, Portugal) que teve como foco o patrimônio cultural de Goiás e a metodologia utilizada para conduzi-la foi uma pesquisa-ação realizada em espaços de memória do Estado. O processo metodológico culminou na construção de um modelo de sistema de informação para que os vários espaços de memória colaborem mutuamente através de intercâmbio de informações abertas sob várias perspectivas, em especial, a da Linked Open Data. Como resultado apresentamos um modelo ontológico apoiado em quatro dimensões (Pessoa-Fenômeno-Tempo-Espaço) e composto por três micro-ontologias de domínio (definição de acervo, definição de objetos e de dimensões) e um protótipo com um motor de interoperabilidade semântica, cujo algoritmo realiza ligações semânticas através de consultas SPARQL.
Downloads
Publicado
Versões
- 2025-01-16 (2)
- 2024-12-22 (1)
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).