A WEB RÁDIO EM UM CENTRO DE ENSINO EM PERÍODO INTEGRAL (CEPI) EM IPORÁ, GOIÁS E O USO DE MÚSICAS PARA FINS PEDAGÓGICOS

Autores

  • Paula Junqueira da Silva Rezende Universidade Estadual de Goiás
  • Gerlânea dos Santos Galdino Universidade Estadual de Goiás - UEG

Palavras-chave:

Web Rádio; Metodologia de Ensino; Temas Contemporâneos Transversais

Resumo

Este relato destaca o papel dos Projetos Escolares ‘Onda Sonora e Web Rádio CEPI de Aplicação’ no acolhimento do ‘Programa Socializando’, fruto dos projetos extensionistas da Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Iporá, vinculados ao Laboratório de Pesquisa, Extensão e Ensino de Geografia. O referido programa se propõe a compartilhar temas transversais com a comunidade, pela internet, e a usar a música brasileira como mediação das temáticas abordadas pelos convidados. O relato apresenta as experiências de atividades de estágio supervisionado, em articulação com os respectivos projetos em um Centro de Ensino de Período Integral de Iporá-Goiás. Para realização do programa e visando ultrapassar a visão sincrética dos ouvintes sobre os temas, foram selecionadas mais de 60 músicas para atender a 16 edições e mediar o conhecimento. Para se compreender a importância da música como recurso didático, referenciamo-nos em Cavalcanti (2010), Lameira e Lima (2022), Brasil (2008) e Penna (2012). O texto apresenta a relevância da prática no processo de preparação docente no que tange ao domínio de uso das tecnologias midiáticas (operar a mesa de som da Web Rádio, baixar as músicas, gravar, editar vídeos e fotografias, entre outros), à formação interdisciplinar a partir dos conteúdos abordados no programa e, sobretudo, para ser utilizado nas aulas. Ressaltamos a importância das músicas como ferramenta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem.

 

 

Publicado

2024-08-09