O DESAFIO DOS CONSELHOS ESCOLARES E DA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA NA ESCOLA PÚBLICA:
um estudo de caso em Iporá (GO)
Resumo
Este trabalho concentra observações e análises na ação colaborativa emergente do Laboratório de Pesquisa de Extensão de Ensino de Geografia (LAPEEGEO) da Unidade Universitária de Iporá (UnU Iporá) da Universidade Estadual de Goiás (UEG), em parceria com o Centro de Ensino de Período Integral de Aplicação (CEPI) em Iporá. Na proposta extensionista, visa-se fortalecer o conselho escolar na gestão participativa das instituições educacionais públicas do referido município. Por meio da revisão bibliográfica, visamos sistematizar as determinações que colaboram (ou não) com a efetivação com o exercício da participação democrática e popular em uma escola pública estadual de ensino fundamental, de período integral, em Iporá (GO). Enfatizamos o papel do projeto escolar “Web Rádio CEPI de Aplicação”, juntamente com o programa semanal “Socializando” na democratização do conhecimento e de demandas escolares. Entre os referenciais bibliográficos que sustentaram a defesa da formação pela práxis, destacam-se Oliveira, Moraes e Dourado (2014), Zientarski, Sagrillo e Pereira (2013) e Lima (2010) que, sob a perspectiva crítico-dialética, discutem os conselhos na educação para acessar a democratização de tais escolas. A falta de tempo da família trabalhadora e a apatia emergiram como desafios à implementação da democracia participativa nos conselhos escolares, o que ressalta as ações extensionistas político-formativas para despertar a consciência de classe e a restauração da democracia, sobretudo nas instituições educacionais públicas do país.
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