TECNOLOGIAS NO ENSINO MÉDIO:

uso de TDICS no ensino-aprendizagem

Autores

  • Karollainy Santos Silva Universidade Estadual de Goiás
  • Flávia Damacena Sousa Silva Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação; Ensino Médio; Aprendizagem; Ferramentas Digitais

Resumo

Resumo: A crescente integração de tecnologias digitais na educação básica, especialmente durante a pandemia, desencadeou transformações significativas, acelerou a adoção de TDICs, destacando a necessidade de investir em infraestrutura e capacitação docente para assegurar uma educação inclusiva e equitativa. O uso de ferramentas como videoconferências, plataformas de aprendizado online e recursos interativos trouxeram flexibilidade ao ensino, permitindo que os alunos acessem o conteúdo de forma assíncrona, adaptando-o às suas necessidades individuais. Este estudo analisa o impacto das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no ensino médio, com foco nas ferramentas digitais prevalentes, avaliando seu impacto na aprendizagem e explorando os benefícios e desafios. A pesquisa, fundamentada em investigações bibliográficas, coletou dados qualitativos por meio de questionários on-line produzidos no Google Forms, aplicados a professoras e alunos. A análise dos resultados permitiu formular estratégias eficazes para incentivar a participação ativa dos alunos no processo de ensino-aprendizagem, incentivando também o protagonismo. O estudo demonstrou que as TDICs desempenham um papel fundamental no ensino médio, oferecendo oportunidades para aprendizagem mais autônoma e personalizada. No entanto, é essencial abordar desafios para garantir acesso igualitário a essas tecnologias, assegurando que todos os alunos possam se beneficiar, e que os professores estejam preparados para utilizá-las de maneira eficaz.

Publicado

2024-08-09 — Atualizado em 2024-08-11

Versões