TECNOLOGIAS NO ENSINO MÉDIO:
uso de TDICS no ensino-aprendizagem
Palavras-chave:
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação; Ensino Médio; Aprendizagem; Ferramentas DigitaisResumo
Resumo: A crescente integração de tecnologias digitais na educação básica, especialmente durante a pandemia, desencadeou transformações significativas, acelerou a adoção de TDICs, destacando a necessidade de investir em infraestrutura e capacitação docente para assegurar uma educação inclusiva e equitativa. O uso de ferramentas como videoconferências, plataformas de aprendizado online e recursos interativos trouxeram flexibilidade ao ensino, permitindo que os alunos acessem o conteúdo de forma assíncrona, adaptando-o às suas necessidades individuais. Este estudo analisa o impacto das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no ensino médio, com foco nas ferramentas digitais prevalentes, avaliando seu impacto na aprendizagem e explorando os benefícios e desafios. A pesquisa, fundamentada em investigações bibliográficas, coletou dados qualitativos por meio de questionários on-line produzidos no Google Forms, aplicados a professoras e alunos. A análise dos resultados permitiu formular estratégias eficazes para incentivar a participação ativa dos alunos no processo de ensino-aprendizagem, incentivando também o protagonismo. O estudo demonstrou que as TDICs desempenham um papel fundamental no ensino médio, oferecendo oportunidades para aprendizagem mais autônoma e personalizada. No entanto, é essencial abordar desafios para garantir acesso igualitário a essas tecnologias, assegurando que todos os alunos possam se beneficiar, e que os professores estejam preparados para utilizá-las de maneira eficaz.
Downloads
Publicado
Versões
- 2024-08-11 (2)
- 2024-08-09 (1)
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).