O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA E O SEU USO NO AMBIENTE ESCOLAR
Palavras-chave:
Laboratório de ensino de matemática; Espaço formativo; Pibid.Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar os resultados do trabalho desenvolvido num laboratório de ensino de matemática de uma escola estadual no município de Iporá. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com embasamento teórico em Lorenzato (2012). As fases da pesquisa consistiram em reuniões para estudo teórico; reconhecimento da escola campo; elaboração, organização dos materiais e desenvolvimento das atividades na escola; análise dos resultados e redação do artigo. Os resultados dão indícios de que as aulas com o uso dos recursos do laboratório de ensino de matemática auxiliam os alunos a compreenderem melhor o que é ensinado em matemática, pois permitem o manuseio e a análise de objetos que contextualizam os conteúdos expostos nos livros didáticos e a condição visual que o objeto cria permite o aprimoramento de estratégias para melhor lidar com a abstração matemática. Com o desenvolvimento das atividades no laboratório de ensino de matemática foi visível a produção de conhecimentos de modo significativo pelos alunos, pois vivenciaram e participaram da sua elaboração e construção. A pesquisa permitiu concluir também que, para os professores atuarem nesse tipo de espaço formativo, eles devem assumir os desafios de um planejamento em que haja a participação ativa dos alunos, promovendo discussões que levem à reflexões sobre as escolhas realizadas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).