O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA E O SEU USO NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

  • Cailanny Mickaella Couto Silva Universidade Estadual de Goiás
  • Tatyane Pereira Marques da Silva Universidade Estadual de Goiás
  • Sávio Valdivino da Silva Araújo Universidade Estadual de Goiás
  • Núbia Cristina dos Santos Lemes Universidade Estadual de Goiás
  • Claudimary Moreira Silva Oliveira Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Laboratório de ensino de matemática; Espaço formativo; Pibid.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar os resultados do trabalho desenvolvido num laboratório de ensino de matemática de uma escola estadual no município de Iporá. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com embasamento teórico em Lorenzato (2012). As fases da pesquisa consistiram em reuniões para estudo teórico; reconhecimento da escola campo; elaboração, organização dos materiais e desenvolvimento das atividades na escola; análise dos resultados e redação do artigo. Os resultados dão indícios de que as aulas com o uso dos recursos do laboratório de ensino de matemática auxiliam os alunos a compreenderem melhor o que é ensinado em matemática, pois permitem o manuseio e a análise de objetos que contextualizam os conteúdos expostos nos livros didáticos e a condição visual que o objeto cria permite o aprimoramento de estratégias para melhor lidar com a abstração matemática. Com o desenvolvimento das atividades no laboratório de ensino de matemática foi visível a produção de conhecimentos de modo significativo pelos alunos, pois vivenciaram e participaram da sua elaboração e construção. A pesquisa permitiu concluir também que, para os professores atuarem nesse tipo de espaço formativo, eles devem assumir os desafios de um planejamento em que haja a participação ativa dos alunos, promovendo discussões que levem à reflexões sobre as escolhas realizadas.

Publicado

2024-08-09