A FORMAÇÃO DO CONCEITO DE PRODUTOS NOTÁVEIS NA PERSPECTIVA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL
Resumo
O presente artigo trata dos resultados parciais do projeto de pesquisa sobre a matemática escolar e a formação de conceitos no desenvolvimento dos adolescentes. A escolha desse tema emergiu, dentre outras questões, da necessidade em compreender e analisar a matemática como conhecimento escolar, e ainda, da necessidade de entender de que forma a organização do ensino na perspectiva histórico-cultural e desenvolvimental pode contribuir para o desenvolvimento do pensamento teórico dos alunos do Ensino Fundamental II. Diante disso, o objetivo desta proposta é analisar a formação de conceitos na Matemática, organizadas a partir dos aportes teóricos da periodização histórico-cultural do desenvolvimento humano e da teoria do ensino desenvolvimental, no processo de formação dos adolescentes. Para alcançar esse objetivo, a metodologia de pesquisa consistiu numa pesquisa bibliográfica sobre o ensino desenvolvimental de Matemática e na realização de um experimento didático-formativo em uma turma de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II, de uma escola estadual de tempo integral da cidade de Iporá-Goiás. Conclui-se assim, que no estudo dos produtos notáveis, a minoria dos alunos mostrou-se segura sobre o conceito de multiplicação, o que dificultou perceber as regularidades presentes nos resultados do produto de certos polinômios. Além disso, a representação, fazendo uso do Algeplan, colaborou de forma significava para a formação conceitual envolvendo figuras geométricas conhecidas como trinômio quadrado perfeito e produto da soma pela diferença.
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