EXPLORANDO A RADIOATIVIDADE POR MEIO DE JOGOS DIDÁTICOS:
uma abordagem lúcida de aprendizagem no ensino de química
Palavras-chave:
Radioatividade; Ensino de química; Jogo educativo.Resumo
O presente trabalho aborda a aplicação da radioatividade no ensino de Química, destacando a necessidade de superar abordagens tradicionais que resultaram na deterioração do ensino científico no Brasil. Para transcender esse modelo tradicionalista, propõe-se a utilização de jogos educativos como recursos para tornar o ensino mais dinâmico e envolvente. O foco central deste estudo é a criação do jogo "Corrida Radioativa" para o ensino do tema mencionado anteriormente, visando uma abordagem estratégica, dinâmica e prazerosa. A pesquisa para a elaboração deste trabalho compreendeu se em uma revisão bibliográfica, abordagem quali-quanti e a produção do jogo, que envolveu o uso de tecnologias como CNC de corte a laser e impressora 3D. O jogo é composto por um tabuleiro com desafios, cartas de perguntas sobre radioatividade e uma roleta de desafios que podem tanto auxiliar quanto complicar a trajetória dos participantes, promovendo interação e participação dos alunos. A aplicação do jogo ocorreu em duas turmas do segundo ano, seguida por um questionário final para avaliação. Os resultados apontam que o jogo contribuiu para a obtenção de conhecimento consistente sobre radioatividade e favoreceu a compreensão dos conceitos químicos. A análise quantitativa revela diferenças nas percepções de dificuldade entre as turmas, enquanto a análise qualitativa traz sugestões dos alunos para aprimoramento do jogo. Logo, entende-se que o jogo didático é uma estratégia complementar eficaz, promovendo aprendizados significativos e motivadores. No entanto, ressalta-se que não deve ser encarado como uma solução isolada, mas sim como parte integrante de um conjunto de práticas educacionais.
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