INCLUSÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE GOIÂNIA

Autores

Resumo

Este artigo aborda a inclusão digital na educação de jovens e adultos em uma escola pública de Goiânia e objetivou explorar os limites e possibilidades da inclusão digital para promover o senso de pertencimento em um mundo cada vez mais tecnológico. A pesquisa desenvolveu uma abordagem qualitativa/quantitativa, utilizando questionários, enquetes, pesquisa bibliográfica e oficinas pedagógicas em laboratório de informática. O estudo começa com uma introdução aos marcos legais da Educação de Jovens e Adultos e busca compreender o perfil desses alunos, especialmente no que se refere ao uso de Tecnologias da Informação e Comunicação. Os resultados destacam a importância de práticas educacionais planejadas contínuas que incorporam tecnologias, tornando as informações digitais acessíveis a esse público e convertendo-as em conhecimento. Essa pesquisa enfatiza a necessidade de inclusão digital na EJA para que esse alunato possa se apropriar e se relacionar de forma eficaz com as tecnologias digitais de informação e comunicação.

Biografia do Autor

  • Gislene Lisboa de Oliveira, Universidade Estadual de Goiás - UEG

    Doutora em Educação (2019) pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) cuja área de pesquisa foi Políticas Públicas e EaD; mestrado em Biologia pela Universidade Federal de Goiás (2000); especialização em Imunologia pelo Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTESP) / Universidade Federal de Goiás (1996); graduada em Biologia - Bacharel e Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1992). Atualmente é docente do ensino superior da Universidade Estadual de Goiás- UEG, com carga horária no Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede (CEAR) onde atua como professora no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, História, Pedagogia e no programa de Ensino e Aprendizagem em Rede (PEAR). Está como Assessora da Coordenação Pedagógica do CEAR. Esteve até dezembro de 2018 como membro da equipe do Desenho Educacional; esteve de fevereiro de 2021 a novembro de 2022 como Assessora da Coordenação de Ensino e Pesquisa do CEAR. Atuou até dezembro de 2017 como Coordenadora Adjunta de Estágios e Prática Profissional dos cursos de graduação do CEAR e até agosto de 2015 na Assessoria de Estágios, TC e Atividades Complementares da Pró - Reitoria de Graduação (PrG) da UEG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação, atuando principalmente, nos seguintes temas: trabalho docente na EaD, tecnologia e educação, estágio curricular na graduação, ensino e aprendizagem nas áreas de Ciências e Biologia, formação docente inicial e continuada.

  • Tânia das Graças de Castro Silva, Centro Universitário Celso Lisboa, Brasil.

    Tem conhecimentos na área de Teologia, com ênfase em Tradições e Escrituras Sagradas - Formada em Teologia - curso livre- pelo Seminário Evangélico da Igreja de Deus -SEID - Pós graduada em Estudo da Bíblia - FATE- BH ( Faculdade de Teologia de Belo Horizonte- MG) - Atuei como professora de Antigo Testamento de 1996 a julho 2021, no SEID. - comerciária - operadora de caixa, sub-gerente e Gerente em uma franquia da Le Postiche de 1995-1997  (Goiânia-GO) - Graduada em Pedagogia na universidade Estadual de Goiás- UEG. - Participei da Iniciação Científica do projeto de pesquisa intitulado: Análise das aulas online em cursos presenciais de Licenciatura em Ciências Biológicas: possibilidades e limitações na visão dos alunos?. Cadastrado na Plataforma Athena com código 5068 e coordenado pela Prof.ª Dr.ª Gislene Lisboa de Oliveira, docente do quadro efetivo da UEG. período de agosto de 2021 a dezembro de 2022, com carga horária de 240 horas. - Participei do projeto de Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual de Goiás: UEG INTEGRA: Inclusão digital de alunos da Educação de Jovens e Adultos, uma possibilidade durante os estágios de acadêmicos do Curso de Pedagogia, sob orientação da Drª Gislene Lisboa de Oliveira. - Participei do IX CEPE - Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG / Diálogos Acadêmicos, apresentado resultados parciais do Projeto de Extensão acima citado. - Passei no concurso público da SEDUC- GO, realizado em setembro de 2023, sendo que o mesmo foi fracionado por micro regiões no Municipio de Aparecida de Goiânia. Minha classficação foi 5º lugar. - Atualmente cursando Pós-graduação em Letramento, Alfabetização e Psicopedagogia, pelo Centro Universitário Celso Lisboa , participo como colaboradora do Projeto CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DO PEDAGOGO: uma análise da formação docente e do trabalho pedagógico, sob orientação da Dr Adréa Kochhann. 

  • Rosângela de Bessa Barbosa Silva, Universidade Estadual de Goiás

    Graduada no curso de licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás - UEG. - Participei como pesquisadora, da Iniciação Científica do projeto de pesquisa intitulado "Análise das aulas online em cursos presenciais de Licenciatura em Ciências Biológicas: possibilidades e limitações na visão dos alunos", cadastrado na Plataforma Athena com código 5068 e coordenado pela Prof. Dr. Gislene Lisboa de Oliveira, docente do quadro efetivo da UEG. período de agosto de 2021 a dezembro de 2022, com carga horária de 240 horas. - Participei do projeto de Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual de Goiás: UEG INTEGRA: Inclusão digital de alunos da Educação de Jovens e Adultos, uma possibilidade durante os estágios de acadêmicos do Curso de Pedagogia. sob orientação da Dr. Gislene Lisboa de Oliveira. Neste projeto fui aluno Bolsista pelo Programa Próprio de Bolsas da UEG.- Participei do IX CEPE - Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG / Diálogos Acadêmicos, apresentado resultados parciais do Projeto de Extensão acima citado. Pós-graduação latu-sensu em Letramento, Alfabetização e Psicopedagogia e em Educação de Jovens e Adultos pelo Centro Universitário Celso Lisboa; atualmente cursando Pós graduação Latu-sensu em Educação Infantil e Neurociência pela mesma instituição. Conclui em janeiro de 2024 a Disciplina Pesquisa em educação EDU 5455 2023.2 que cursei como aluna especial no curso de mestrado de Educação e Tecnologia (2023/2, do Instituto Federal de Educação( IFG).

Publicado

2024-08-09