REFLEXÕES SOBRE A INCLUSÃO DIGITAL SOB A ÓTICA DA CIDADANIA NO CONTEXTO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.31668/revsap.v12i4.14684Resumo
Este artigo tem por escopo analisar a inclusão digital sob a ótica da cidadania no contexto das tecnologias da informação e comunicação (TICs), bem como realizar uma intersecção com o desenvolvimento da personalidade e os direitos da personalidade. As mudanças disruptivas ocasionadas pelo avanço e disseminação das TICs ocasionaram reflexos que vão além das relações de mercado, visto que modificaram e tem modificado a forma como as pessoas se relacionam e exercem os seus direitos e deveres de cidadão, e isso tem impactado na noção de cidadania, bem como no desenvolvimento da personalidade. Diante disso, norteia a pesquisa as seguintes problemáticas: Qual a concepção de cidadania no contexto das tecnologias de informação e comunicação? Qual a relevância da inclusão digital para o efetivo exercício da cidadania e para a proteção dos direitos da personalidade? Para isso, utiliza o método hipotético-dedutivo e emprega a metodologia de revisão bibliográfica não sistemática. Como resultados, constatou-se, em suma, que a cidadania se realiza pelo digital, visto que a noção de cidadania digital considera a internet e as TICs como instrumentos mutáveis do desenvolvimento da personalidade. Ainda, verificou-se que por intermédio da inclusão digital é possível incluir socialmente as pessoas e grupos que estão às margens digital possibilitando o exercício da cidadania digital e o desenvolvimento da personalidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).