AS NOVAS EMERGÊNCIAS DO CONSTITUCIONALISMO DIGITAL:
O FUTURO DA TUTELA DOS DIREITOS ESSENCIAIS
DOI:
https://doi.org/10.31668/revsap.v12i4.14681Resumo
O mundo atual não contempla mais uma divisão clara entre o analógico e o virtual. Diversos aspectos da vida foram digitalizados, desde pagamentos até as interações intersubjetivas mais profundas. A vida digital, incluindo-se a inteligência artificial, é uma realidade que trouxe vantagens para a implementação de direitos essenciais, mas também preocupações que o constitucionalismo tradicional ainda não lidou. Novos riscos democráticos e novos horizontes para os direitos essenciais surgem nessa era com características particulares, ilustrando o florescer de um movimento recente denominado constitucionalismo digital, cujas emergências (como urgência e emersão) são o tópico central do trabalho. Enfrentam-se dilemas ligados aos riscos democráticos que o constitucionalismo digital passa a assimilar e um novo cenário para a tutela dos direitos inerentes à condição humana. Pelos problemas apresentados, enfrentados pela revisão bibliográfica e pela apresentação de dados, ainda com o objetivo de aprofundamento de pesquisa empírica, propõe-se uma discussão sobre o constitucionalismo digital na atualidade, averiguando-se o horizonte dos diretos essenciais dentro desse ambiente que exigirá a construção de um novo modelo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).