O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS E SUAS DIMENSÕES HISTÓRICAS
DOI:
https://doi.org/10.31668/revsap.v12i4.14680Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar o desenvolvimento histórico dos direitos fundamentais e de suas dimensões enquanto fases históricas da positivação destes direitos. Entender o processo evolutivo dos direitos fundamentais é compreender a história da limitação do poder do Estado e o estabelecimento de direitos e garantias fundamentais à dignidade humana. O desenvolvimento histórico dos direitos fundamentais ocorreu em três fases, primeiramente com o desenvolvimento da filosofia e da religião no mundo antigo, posteriormente com a afirmação dos direitos naturais do homem e pela elaboração de suas doutrinas, e finalmente com a afirmação e positivação dos direitos fundamentais nas diversas declarações de direitos e constituições. A partir desta última fase os direitos fundamentais são estudados a partir de dimensões históricas que são os diferentes momentos de declarações, positivações e transformações desses direitos em relação aos seus conteúdos, titularidade, eficácia e efetivação. O estudo se deteve apenas nas três primeiras dimensões que versam sobre os direitos fundamentais individuais, sociais e coletivos por serem as dimensões clássicas abordadas pela doutrina majoritária. Nesta pesquisa a metodologia aplicada foi a qualitativa usando-se como procedimento a revisão bibliográfica para maior compreensão do objeto de estudo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).