EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS PARA A MEMÓRIA E NÃO REPETIÇÃO DAS GRAVES VIOLAÇÕES OCORRIDAS DURANTE "POLÍTICA DE PROFILAXIA DA LEPRA" NO BRASIL DO SÉCULO XX

Autores

  • Mariana del Rocio Aguilar Bobadilla Universidad Pedagogica Nacional de Mexico
  • Pedro Pulzatto Peruzzo Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas
  • Vanessa Corsetti Teixeira Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UENSP

DOI:

https://doi.org/10.31668/revsap.v12i4.14679

Resumo

Este trabalho sintetiza resultados de reflexões compartilhadas por pesquisadores da “Rede de Pesquisa em Direitos Humanos, diversidade e vulnerabilidades” em torno de pesquisas interdisciplinares em direitos humanos, diversidade e vulnerabilidades, utilizando e compartilhando experiências de metodologias ativas de ensino, como o estudo de casos e cenários. Mais especificamente, se debruça sobre uma proposta de educação em direitos humanos para a memória e não repetição das graves violações ocorridas durante "política de profilaxia da lepra" no Brasil do século XX. A hipótese, que orientou o trabalho e que foi comprovada tem em vista que um projeto de educação em direitos humanos apoiado em instrumentos pedagógicos que proporcionem processos de memória histórica, como a metodologia de cenários, pode contribuir para uma melhor compreensão da política de hanseníase em questão, das graves violações a direitos humanos cometidas em seu bojo e para a construção de estratégias de reparação integral pelos movimentos sociais e grupos de vítimas. Além disso, pode contribuir para tomadas de decisão conscientes por parte dos agentes do sistema de justiça e do sistema de saúde, considerando que os danos não foram reparados, que o Brasil é um dos países com maior índice de diagnóstico de hanseníase ainda hoje, que o estigma em relação à doença permanece arraigado na sociedade e que os erros do passado são repetidos ainda hoje em relação a outros grupos vulnerabilizados.  

Biografia do Autor

  • Mariana del Rocio Aguilar Bobadilla, Universidad Pedagogica Nacional de Mexico

    Membro do corpo docente da Maestría en Educación Básica com especialidade em Pedagogía de la Diferencia y la Interculturalidad, Universidad Pedagogica Nacional de Mexico. Doutora em Estudios Latinoamericanos pela Universidad Nacional Autónoma de México. Membro do Sistema Nacional de Investigadores, Nivel 1, México.

  • Pedro Pulzatto Peruzzo, Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas

    Membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-graduação em Direito da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Advogado voluntário do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAN).

  • Vanessa Corsetti Teixeira, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UENSP

    Formada em direito, mestre e doutora pela Universidade de São Paulo, realizou sua pesquisa de Pos-Doutorado no Departamento de Direito Público da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Unesp-Franca.

Publicado

2023-11-21