A HISTÓRIA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE COMO INSTRUMENTO DE MENSURAÇÃO DO AUTORITARISMO NO BRASIL

Autores

  • Juliana Alves Ferreira Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Carlos Augusto de Oliveira Diniz Universidade Federal de Jataí - UFJ
  • Danielle Bogo Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS

DOI:

https://doi.org/10.31668/revsap.v12i4.14678

Resumo

O objeto do presente trabalho é o processo de construção do direito humano a saúde no contexto capitalista brasileiro. A hipótese repousa na ideia de que a luta pelo direito a saúde é essencialmente uma luta pela vida e justamente por isso é uma luta essencialmente contra o autoritarismo. O objetivo geral é analisar a luta social que culminou na criação do Sistema Único de Saúde na Assembleia Nacional Constituinte e objetivo específico é demonstrar que a luta pelo direito humano a saúde no Brasil é historicamente mais ampla, pois pode ser uma luta pela própria democracia ou contra o autoritarismo. Optamos pelo método dedutivo partindo de premissa geral que é a trajetória política do movimento sanitarista fundamental para a criação do Sistema Único de Saúde para a uma premissa especifica que foi o desmonte paulatino do Sistema único de Saúde por políticas de austeridade, especialmente a Emenda Constitucional 95, até a catástrofe do governo Bolsonaro durante a pandemia do COVID-19. Quanto à metodologia faremos uma abordagem qualitativa de natureza básica para a produção de conhecimentos novos quanto à efetividade de Direitos Humanos, e no aspecto técnico a pesquisa será desenvolvida valendo-se de pesquisas bibliográfica; documental; e Ex-Post Facto. Na conclusão a hipótese do artigo confrontada teórica e metodologicamente se confirmou.

Biografia do Autor

  • Juliana Alves Ferreira, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS

    Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação Saúde e Desenvolvimento da Região Centro-Oeste (PPGSD) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.

  • Carlos Augusto de Oliveira Diniz, Universidade Federal de Jataí - UFJ

    Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Professor Efetivo do Curso de Direito da Universidade Federal de Jataí-UFJ.

  • Danielle Bogo, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS

    Doutora em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. Professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.

Publicado

2023-11-21