A SUSTENTABILIDADE COMO PAUTA NA AGENDA DO SISTEMA INTERAMERICANO DE DIREITOS HUMANOS
DOI:
https://doi.org/10.31668/revsap.v12i4.14670Resumo
Os direitos das pessoas estão sendo afetados negativamente ou violados como consequência da degradação ambiental e violação a seus direitos por empresas ao redor do mundo. Tanto a proteção, proteção ambiental quanto a responsabilização de empresas por violações a direitos humanos são grandes urgências na pauta interna e internacional. O presente artigo baseia-se nas obrigações internacionais de direitos humanos dos Estados nos casos em que as empresas estão de alguma forma envolvidas na realização ou afetação desses direitos. Nesse sentido, reúne alguns pronunciamentos que foram feitos no sistema interamericano em relação ao assunto, mas também procura esclarecer, organizar e desenvolver esses deveres do Estado e os efeitos que podem ser gerados sobre as empresas a partir da experiência jurídica interamericana. Para ilustrar a questão, é feita uma breve análise sobre o caso Fazenda Brasil Verde vs. Brasil, pois é um caso que vai ilustrar a responsabilidade do Estado por omissão em caso de violações de direitos humanos por atividade econômica
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).