OS DESVIOS DA DEMOCRACIA NO BRASIL:
UMA ANÁLISE DO PLEITO PELO REGIME DITATORIAL MILITAR
DOI:
https://doi.org/10.31668/revsap.v12i4.14668Resumo
O presente escrito analisa a recente conjuntura política nacional, na qual o discurso ditatorial é resgatado e disseminado abertamente, em uma tentativa de caracterização deste como alternativa viável para solucionar problemáticas como a criminalidade e a corrupção. Tal retórica foi identificada entre alguns grupos dentro de manifestações populares e, mais do que isso, por representantes institucionais do Estado brasileiro. O trabalho utiliza metodologia hipotético-dedutiva e dialética, amparando-se nas técnicas de pesquisa comparativa, histórica, bibliográfica e documental, tendo como objetivo problematizar a retórica ditatorial, visando entender o raciocínio que embasa o seu desejo social por grupos de pessoas no Brasil. Como resultados finais, o escrito identifica que o pleito pela instauração do regime ditatorial militar no Brasil é ilegal e inconstitucional, sendo um contrassenso lógico amparar a possibilidade de exercer tal pedido público no direito à liberdade de expressão. A relevância da temática deste trabalho reside na atualidade do debate acerca da possibilidade de instauração de um regime ditatorial militar no cenário brasileiro, juntamente com a necessidade política de ressaltar a importância da democracia como pilar político-jurídico para a manutenção de todos os demais direitos fundamentais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).