OS DESVIOS DA DEMOCRACIA NO BRASIL:

UMA ANÁLISE DO PLEITO PELO REGIME DITATORIAL MILITAR

Autores

  • Ricardo Oliveira Rotondano Universidade Estadual de Goiás - UEG
  • Daniel Souto Novaes Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

DOI:

https://doi.org/10.31668/revsap.v12i4.14668

Resumo

O presente escrito analisa a recente conjuntura política nacional, na qual o discurso ditatorial é resgatado e disseminado abertamente, em uma tentativa de caracterização deste como alternativa viável para solucionar problemáticas como a criminalidade e a corrupção. Tal retórica foi identificada entre alguns grupos dentro de manifestações populares e, mais do que isso, por representantes institucionais do Estado brasileiro. O trabalho utiliza metodologia hipotético-dedutiva e dialética, amparando-se nas técnicas de pesquisa comparativa, histórica, bibliográfica e documental, tendo como objetivo problematizar a retórica ditatorial, visando entender o raciocínio que embasa o seu desejo social por grupos de pessoas no Brasil. Como resultados finais, o escrito identifica que o pleito pela instauração do regime ditatorial militar no Brasil é ilegal e inconstitucional, sendo um contrassenso lógico amparar a possibilidade de exercer tal pedido público no direito à liberdade de expressão. A relevância da temática deste trabalho reside na atualidade do debate acerca da possibilidade de instauração de um regime ditatorial militar no cenário brasileiro, juntamente com a necessidade política de ressaltar a importância da democracia como pilar político-jurídico para a manutenção de todos os demais direitos fundamentais.

Biografia do Autor

  • Ricardo Oliveira Rotondano, Universidade Estadual de Goiás - UEG

    Doutor em Direito pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Direito pela Universidade de Brasília (UnB). Vice-coordenador do Mestrado em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio e Docente do Curso de Direito da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

  • Daniel Souto Novaes, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

    Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Pós-graduado em Direito Público pela Universidade Anhanguera (UNIDERP). Pós-graduado em Direitos Humanos e Democracia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Bacharel em Direito pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Analista Judiciário da Justiça Federal de 1º Grau.

Publicado

2023-11-21