A EVOLUÇÃO DA PROTEÇÃO DE MULHERES E MENINAS E DAS QUESTÕES DE GÊNERO NAS SENTENÇAS DA CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS
DOI:
https://doi.org/10.31668/revsap.v12i4.14666Resumo
O presente artigo trata da análise evolutiva das questões de gênero no âmbito da competência contenciosa da Corte Interamericana de Direitos Humanos. Nossa pesquisa buscou entender qual a abrangência da proteção de mulheres e meninas e das questões de gênero na agenda interamericana. Nossa análise buscou compreender como se deu o processo de aderência da jurisprudência da Corte à teria feminista e de gênero, a fim de apurar se há evidências de um padrão sistemático de violações de gênero e qual seria o perfil de violências mais cometidas pelos Estados em face do coletivo feminino. Escolhemos a metodologia de estudo de caso e delimitamos nossa unidade de análise no conjunto de sentenças proferidas pela Corte Interamericana entre os anos de 1987 e junho de 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).