A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATUAÇÃO COM OS ALUNOS PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/revsap.v13i1.14628

Resumo

O aluno público alvo da educação especial se faz presente na Educação Básica, e para promover o seu aprendizado é preciso que os professores tanto regente quanto de apoio, possuam formação voltada para as especificidades da Educação Especial. A partir do discutido, problematizamos: como tem se constituído a trajetória formativa/profissional do professor de apoio e do professor regente em condição de bidocência em uma Rede Municipal de Educação? Mediante a problematização, objetiva-se nesse trabalho analisar a constituição da trajetória formativa/profissional do professor de apoio e do professor regente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida com 18 professoras regentes e de apoio de uma Rede Municipal de Educação de um munícipio Goiano, localizado na mesorregião do Sul do Estado, as quais realizou-se uma entrevista coletiva, para a realização de coleta de dados. Observou-se que tanto as professoras regentes quanto as de apoio não tiveram formação inicial voltada para a Educação Especial, mas as professoras de apoio vivenciaram formação continuada sobre a temática, e todas as professoas consideram que esta formação é imprescindível para a efetivação da inclusão escolar. Portanto, se faz importante reforçar que é preciso implementar com urgência na formação inicial e continuada de professores a discussão da Educação Especial, através de políticas públicas que garantam essa obrigatoriedade, de forma que todos os professores regentes atuantes recebam formação para em conjunto com o professor de apoio, por meio, da bidocência, possam desenvovler práticas pedagógicas a partir das especifiicades dos alunos, de forma a garantir que estes alunos se desenvolvam.

Biografia do Autor

  • Beatriz Ribeiro Aleluia Picolini, Universidade Federal de Catalão

    Mestra em Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação- Universidade Federal de Goiás/RC(2019).Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás - Campus de Catalão (2009). Especialização em Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva- Universidade Federal de Goiás- Regional Catalão (2016); especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica (2012) pela Faculdade Católica de Anápolis; especialização em Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial (2015) pela Universidade Cândido Mendes. Membro do NEPPEIN- Núcleo de Pesquisas em Práticas Educativas e Inclusão. Professora P IV- Secretaria Estadual de Educação do Estado de Goiás (2010). (Texto informado pelo autor)

    ***Este trabalho é parte da dissertação de mestrado da aluna Beatriz Ribeiro Aleluia PIcolini. Portanto ela deve ser citada como primeira autora

Publicado

2024-01-24