A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATUAÇÃO COM OS ALUNOS PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
DOI:
https://doi.org/10.31668/revsap.v13i1.14628Resumo
O aluno público alvo da educação especial se faz presente na Educação Básica, e para promover o seu aprendizado é preciso que os professores tanto regente quanto de apoio, possuam formação voltada para as especificidades da Educação Especial. A partir do discutido, problematizamos: como tem se constituído a trajetória formativa/profissional do professor de apoio e do professor regente em condição de bidocência em uma Rede Municipal de Educação? Mediante a problematização, objetiva-se nesse trabalho analisar a constituição da trajetória formativa/profissional do professor de apoio e do professor regente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida com 18 professoras regentes e de apoio de uma Rede Municipal de Educação de um munícipio Goiano, localizado na mesorregião do Sul do Estado, as quais realizou-se uma entrevista coletiva, para a realização de coleta de dados. Observou-se que tanto as professoras regentes quanto as de apoio não tiveram formação inicial voltada para a Educação Especial, mas as professoras de apoio vivenciaram formação continuada sobre a temática, e todas as professoas consideram que esta formação é imprescindível para a efetivação da inclusão escolar. Portanto, se faz importante reforçar que é preciso implementar com urgência na formação inicial e continuada de professores a discussão da Educação Especial, através de políticas públicas que garantam essa obrigatoriedade, de forma que todos os professores regentes atuantes recebam formação para em conjunto com o professor de apoio, por meio, da bidocência, possam desenvovler práticas pedagógicas a partir das especifiicades dos alunos, de forma a garantir que estes alunos se desenvolvam.
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