PAMONHAS EPISTEMOLÓGICAS
NOTAS SOBRE A LEITURA GEOGRÁFICA DA ALIMENTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.31668/revsap.v13i1.14601Resumo
A partir da metáfora enunciada na expressão “pamonhas epistemológicas” objetivamos apresentar uma síntese de algumas correntes teóricas e de alguns elementos de leitura que interpretam geograficamente a alimentação. A metáfora enunciada ganha sentido mediante a seguinte premissa: a comida e a alimentação contam a história de um povo; de um lugar; de uma cultura – de um tempo histórico determinado espacial e territorialmente. Nasce aqui a problematização: quais são as determinações sociais, os condicionamentos, as tensões, os problemas e as possibilidades de produção alimentos no atual período? Este trabalho decorre do projeto aprovado pelo CNPQ - “A produção de alimentos saudáveis no Cerrado Goiano: propostas para a soberania alimentar dos povos Karajá-Aruanã-Go”. Para a consecução do trabalho contou-se com a realização de seminários, colóquios, trabalhos de campo e orientação em nível da graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).