PRODUÇÃO DE ALIMENTOS NO CERRADO

A proposta de soberania alimentar na Colmeia, Assentamento Canudos, Palmeiras de Goiás-GO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/revsap.v13i1.14589

Resumo

Este artigo trata da produção de alimentos no Cerrado e na Colmeia, assentamento Canudos, em Palmeiras, Goiás (GO). O texto aponta os aspectos da hegemonia do agronegócio, bem como a proposta de soberania alimentar camponesa. A hegemonia do agronegócio cresce no mesmo ritmo que a fome. Enquanto o Cerrado é transformado em mercadoria, surge uma nova cultura de alimentação baseada em alimentos processados e industrializados. Em contrapartida, a produção camponesa, a exemplo do assentamento Canudos, procura se inserir na proposta de soberania alimentar, integrando aspectos sociais, econômicos e ambientais na produção de alimentos. O texto compreende a relevância da soberania alimentar camponesa na Colmeia, assentamento Canudos, em Palmeiras/GO, e contribui com a luta pelo direito a alimentos saudáveis na mesa do trabalhador. Realizamos, em parceria com o grupo de pesquisa Dona Alzira/IESA/UFG, visitas, trabalho de campo, mesa redonda, roda de conversa e palestras na Colmeia em Canudos; na oportunidade, os trabalhadores foram entrevistados.

Biografia do Autor

  • Aline de Fátima Marques, Universidade Federal de Jataí - UFJ

    Acadêmica Imortal da CILA- Confraria Internacional de Literatura e Arte, ocupa a Cadeira 87 da Patrona Toni Morisson. Colunista do blog Multiplicadores de Vigilância em Saúde do Trabalhador (FIOCRUZ/RJ). Integrante do Grupo de Estudos Saúde do Trabalhador- Multiplicadores de Visat/ FIOCRUZ.-RJ. Secretária e pesquisadora no grupo de estudos e pesquisa "Espaço, Sujeito e Existência- Dona Alzira (UFG/IESA)". Sócia da AGB- GOIÂNIA, Associação de Geógrafos Brasileiros; membra do grupo de estudos NUDHEM (Direitos Humanos na Cidade de Goiás-GO). Atuou como professora regente no Ensino Fundamental e Educação Infantil no Município de Sanclerlândia (Agosto de 2013 - janeiro de 2022); Cursando Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Jataí-GO ( início 2022, em andamento), com a linha de pesquisa "Organização e Gestão do Espaço Rural e Urbano do Cerrado". Foi bolsista pela Universidade Estadual de Goiás- UEG(agosto de 2021 a janeiro de 2022). Possui Mestrado em geografia pelo Programa de Pós-graduação- PPGEO-UEG, ( início em 2020 e finalizado em janeiro de 2022) pela Universidade Estadual de Goiás-UEG, com a linha de pesquisa "Dinâmica Territorial do Cerrado". Especialista em Psicopedagogia Institucional pela faculdade FASAMAR- São Marcos; Graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás (2004 a 2007) e graduada em Pedagogia pela Faculdade São Marcos (2016). Atua como professor temporário e regente no Ensino Fundamental na Escola Damiana da Cunha no Município de Mossâmedes-GO ( desde outubro de 2021). Áreas de interesse: Parques; Produção de Alimentos saudáveis e agroecológicos; Agricultura camponesa; educação geográfica; territórios do Cerrado.

  • Benjamim Pereira Vilela, O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG

    Possui Graduação em Geografia, mestrado e doutorando em Geografia pela UFJ.

  • Rosivaldo Pereira de Almeida, Universidade Estadual de Goiás/GO – UEG

    Doutor em Educação pela UFG (Conceito 5 na CAPES), mestre em educação pela UFG, especialista em História Cultural pela Faculdade de História da UFG, especialista em Docência Universitária pela Universo/Campus Goiânia, se licenciou em História. Tem experiência na área de Fundamentos dos Direitos Humanos e da Educação, atuando nos seguintes temas: Sentidos da Escola; Educação Necropolítica; Fascismo; Educação Prisional.

Publicado

2024-01-24