PRODUÇÃO DE ALIMENTOS NO CERRADO
A proposta de soberania alimentar na Colmeia, Assentamento Canudos, Palmeiras de Goiás-GO
DOI:
https://doi.org/10.31668/revsap.v13i1.14589Resumo
Este artigo trata da produção de alimentos no Cerrado e na Colmeia, assentamento Canudos, em Palmeiras, Goiás (GO). O texto aponta os aspectos da hegemonia do agronegócio, bem como a proposta de soberania alimentar camponesa. A hegemonia do agronegócio cresce no mesmo ritmo que a fome. Enquanto o Cerrado é transformado em mercadoria, surge uma nova cultura de alimentação baseada em alimentos processados e industrializados. Em contrapartida, a produção camponesa, a exemplo do assentamento Canudos, procura se inserir na proposta de soberania alimentar, integrando aspectos sociais, econômicos e ambientais na produção de alimentos. O texto compreende a relevância da soberania alimentar camponesa na Colmeia, assentamento Canudos, em Palmeiras/GO, e contribui com a luta pelo direito a alimentos saudáveis na mesa do trabalhador. Realizamos, em parceria com o grupo de pesquisa Dona Alzira/IESA/UFG, visitas, trabalho de campo, mesa redonda, roda de conversa e palestras na Colmeia em Canudos; na oportunidade, os trabalhadores foram entrevistados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).