GORDOFOBIA NAS MIDIAS SOCIAIS
UMA ANÁLISE DA FALA DE BLOGUEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.31668/revsap.v12i3.14510Resumo
Discutem-se neste artigo os diálogos estabelecidos no discurso gordofóbico de blogueiras e figuras públicas da internet em relação ao assunto corpo e dieta. O objetivo deste estudo é, assim, evidenciar que certas relações estabelecidas no discurso destas figuras são permissivas e perigosas para um público vulnerável e influenciável, considerando que o conteúdo de suas falas se aproxima (ou incentiva) práticas semelhantes às apresentadas por pacientes de distúrbios alimentares como bulimia e anorexia. Além disso, essas falas, por vezes, são portadoras de conteúdos nitidamente preconceituosos. Para darmos tratamento teórico-metodológico ao material coletado para análise, adotaremos o referencial da Teoria Semiolinguística de Análise do discurso, tal como tem sido desenvolvida por Charaudeau (2016, 2005, entre outros).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).