A LINGUÍSTICA APLICADA E A INVESTIGAÇÃO DE PUBLICAÇÕES SOBRE ATIVIDADES UTILIZADAS NA EJA

Autores

  • Aline Moreira da Fonseca Nascimento Universidade Federal de Catalão (UFCAT)
  • Anair Valênia Dias Universidade Federal de Catalão (UFCAT)

DOI:

https://doi.org/10.31668/revsap.v12i3.14506

Resumo

Esta pesquisa objetiva investigar acerca de teses e dissertações que tratem sobre materiais e atividades da Educação de Jovens e Adultos (EJA) - no viés da Linguística Aplicada (LA). Faz-se necessário analisar quais são as aproximações e/ou distanciamentos das teorias do campo da Linguística, ou seja, investigar se há interesse da LA por esse público e pelo objeto. Nesse sentido, será feito um trabalho de revisão bibliográfica acerca do tema. A pesquisa tem como base Arroyo (2006), Gadotti e Romão (2008), Leffa (2001), Moita Lopes (2006), dentre outros. Esta investigação será bibliográfica e um dos pontos-chave é averiguar publicações que tratem dos materiais e atividades utilizados para a Educação de Jovens e Adultos, no viés da LA, e se eles são infantilizados, o que se faz relevante, já que há uma inquietação da pesquisadora acerca das atividades e materiais utilizados nas salas de aula de EJA, observando se respeitam o contexto sócio-histórico dos indivíduos; se as atividades são elaboradas exclusivamente para o público adulto que participa de práticas sociais diferentes das crianças (pertencentes ao Ensino Regular), haja vista que geralmente não há formação específica para o professor que atua na EJA. Por fim, espera-se, com esta investigação, verificar se tal proposta de pesquisa pertence aos estudos da linguagem.

Publicado

2023-10-17