A LINGUÍSTICA APLICADA E A INVESTIGAÇÃO DE PUBLICAÇÕES SOBRE ATIVIDADES UTILIZADAS NA EJA
DOI:
https://doi.org/10.31668/revsap.v12i3.14506Resumo
Esta pesquisa objetiva investigar acerca de teses e dissertações que tratem sobre materiais e atividades da Educação de Jovens e Adultos (EJA) - no viés da Linguística Aplicada (LA). Faz-se necessário analisar quais são as aproximações e/ou distanciamentos das teorias do campo da Linguística, ou seja, investigar se há interesse da LA por esse público e pelo objeto. Nesse sentido, será feito um trabalho de revisão bibliográfica acerca do tema. A pesquisa tem como base Arroyo (2006), Gadotti e Romão (2008), Leffa (2001), Moita Lopes (2006), dentre outros. Esta investigação será bibliográfica e um dos pontos-chave é averiguar publicações que tratem dos materiais e atividades utilizados para a Educação de Jovens e Adultos, no viés da LA, e se eles são infantilizados, o que se faz relevante, já que há uma inquietação da pesquisadora acerca das atividades e materiais utilizados nas salas de aula de EJA, observando se respeitam o contexto sócio-histórico dos indivíduos; se as atividades são elaboradas exclusivamente para o público adulto que participa de práticas sociais diferentes das crianças (pertencentes ao Ensino Regular), haja vista que geralmente não há formação específica para o professor que atua na EJA. Por fim, espera-se, com esta investigação, verificar se tal proposta de pesquisa pertence aos estudos da linguagem.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).