EDUCAÇÃO INCLUSIVA:
UM ESTUDO REFLEXIVO
DOI:
https://doi.org/10.31668/revsap.v12i2.14499Resumo
Resumo: Este artigo busca refletir sobre a inclusão na educação, promovendo um debate e uma compreensão do estado atual desse processo por meio de pesquisa bibliográfica, análise de leis, diretrizes, artigos e outros documentos relevantes. Compreender a dinâmica da educação inclusiva é fundamental atualmente para o entendimento do cenário da educação especial. A pesquisa baseou-se em diversos autores, incluindo Foucault (2008), Hermes (2012, 2017), Klaus (2009), Lunardi (2011), Marquezan (2009) e Siluk (2012). Buscou-se descrever e refletir sobre as políticas públicas no âmbito nacional e estadual, examinando documentos-chave, como as Diretrizes Nacionais para Educação Especial na Educação Básica (2001), as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica (2009) e as Diretrizes Operacionais da Rede Pública Estadual de Educação de Goiás (2023). Observou-se que, embora existam políticas públicas eficazes, a sua implementação não tem alcançado níveis satisfatórios. Portanto, é necessário um avanço significativo para efetivar a educação inclusiva de forma plena.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).