O NEOLIBERALISMO NA EDUCAÇÃO:

UMA ABORDAGEM DE CONTROLE IDEOLÓGICO PERMÍSSIVEL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/revsap.v12i2.14353

Resumo

O presente estudo analisa a escola que se desenvolve no século XXI com a condução do neoliberalismo no ensino escolar envolvendo a racionalidade do capital como lei social e global.  A problemática social aqui representada gira em torno do sistema educacional que se curva diante das tendências neoliberais, que têm exercido influência e controle no sistema de ensino e nas políticas públicas educacionais. A pesquisa busca compreender a participação do neoliberalismo nas políticas públicas educacionais identificando suas propostas   racionais de ideologia, atuando com competência e dominação no campo educacional e trazendo muitas consequências. O procedimento empregado é o da pesquisa bibliográfica através de revisão sistemática de literatura, e que se baseia nas luzes de Christian Laval como referencial teórico. O artigo também tem o propósito de expor e reconhecer mecanismos que levaram o sistema educacional a aderir ao neoliberalismo, os quais condicionaram com suas concepções dominantes o sistema educacional brasileiro. Evidenciou-se que a educação escolar vigente prioriza a preparação do aluno não como um ser integral, mas, sim, como capital humano no sentido de atender às exigências e necessidades do mercado de trabalho visando rentabilidade. O texto conclui que a educação tem contribuído para reforçar a hegemonia da sociedade e aumentar a desigualdade social. O entendimento de como acontece esse processo de organização capitalista se faz necessário para reverter esse jogo com medidas concretas de resistências, chamando o cidadão à crítica, para que se possa dar novos horizontes a uma educação que seja realmente emancipatória e protagonista.

Biografia do Autor

  • Janete Cassimiro Cardoso, Faculdade de Inhumas

    Mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Acadêmico - PPGE/FACMAIS.  Membro do projeto de pesquisa Políticas públicas e o direito à educação: desdobramentos na Educação Básica.Pós- graduação Latu Sensu em Gestão e Orientação Educacional (2011), Língua Inglesa (2008) e Docência do Ensino Superior (2007). Graduada em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual de Goiás (2005) e licenciada em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação (2011). Professora efetiva da Secretaria de Educação do Estado de Goiás e tem experiência em Ensino Fundamental I, II, Ensino Médio e EJA das redes Pública e privada do Distrito Federal e Goiás.

  • Daniella Couto Lôbo, Faculdade de Inhumas

    Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás(PUC-Goiás). Docente Permanente no Programa de Pós- Graduação em Educação /Mestrado Acadêmico da Faculdade de Inhumas (FacMais), onde integra a Linha de Pesquisa Educação, Instituições e Políticas Educacionais e coordena o projeto de pesquisa: Políticas públicas e o direito à educação: desdobramentos na Educação Básica. Atua como Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Goiás, no curso de graduação de Pedagogia. Associada à ANPED, coordenadora do GT 14 Sociologia e Filosofia da Educação da ANPED/Centro Oeste (2023-2025). Email: coutolobo@gmail.com.

    Interessa-me pesquisas com os temas: Educação básica, Politicas educacionais, Cultura, Instituições educativas e Poder.

Publicado

2023-10-17