O NEOLIBERALISMO NA EDUCAÇÃO:
UMA ABORDAGEM DE CONTROLE IDEOLÓGICO PERMÍSSIVEL
DOI:
https://doi.org/10.31668/revsap.v12i2.14353Resumo
O presente estudo analisa a escola que se desenvolve no século XXI com a condução do neoliberalismo no ensino escolar envolvendo a racionalidade do capital como lei social e global. A problemática social aqui representada gira em torno do sistema educacional que se curva diante das tendências neoliberais, que têm exercido influência e controle no sistema de ensino e nas políticas públicas educacionais. A pesquisa busca compreender a participação do neoliberalismo nas políticas públicas educacionais identificando suas propostas racionais de ideologia, atuando com competência e dominação no campo educacional e trazendo muitas consequências. O procedimento empregado é o da pesquisa bibliográfica através de revisão sistemática de literatura, e que se baseia nas luzes de Christian Laval como referencial teórico. O artigo também tem o propósito de expor e reconhecer mecanismos que levaram o sistema educacional a aderir ao neoliberalismo, os quais condicionaram com suas concepções dominantes o sistema educacional brasileiro. Evidenciou-se que a educação escolar vigente prioriza a preparação do aluno não como um ser integral, mas, sim, como capital humano no sentido de atender às exigências e necessidades do mercado de trabalho visando rentabilidade. O texto conclui que a educação tem contribuído para reforçar a hegemonia da sociedade e aumentar a desigualdade social. O entendimento de como acontece esse processo de organização capitalista se faz necessário para reverter esse jogo com medidas concretas de resistências, chamando o cidadão à crítica, para que se possa dar novos horizontes a uma educação que seja realmente emancipatória e protagonista.
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