EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM UM CONTEXTO NEOLIBERAL:
DISCURSOS E INTENCIONALIDADE A PARTIR DA LÓGICA DO MERCADO
DOI:
https://doi.org/10.31668/revsap.v12i2.14346Resumo
Este artigo tem como propósito discutir o ato de incluir e excluir, um paradoxo que as vezes têm se camuflado na forma de conceber a educação e os estudantes. No entanto, fazendo um paralelo discursivo entre inclusão escolar e o contexto neoliberal apresentado no texto de Christian Laval – A Escola não é uma Empresa – observam-se barreiras vivenciadas pelos estudantes com limitações diversas no que se refere à inclusão em escolas regulares. Assim o problema da pesquisa consiste em: como minimizar as barreiras atitudinais que estão presentes dentro das unidades escolares, combatendo a ideia de que “a escola não é uma empresa”? O artigo é um estudo teórico de cunho qualitativo sobre o tema educação inclusiva em um contexto neoliberal: discursos e intencionalidade a partir da lógica do mercado e, para tanto, o texto fundamenta-se em teóricos como – Laval (2019), Reis (2013), Santos (2001), Mantoan (2017) - que se posicionam com preocupação em relação ao papel da escola atual, que atua em uma perspectiva de transformar os sujeitos em empreendedores de si, estimulando a competitividade e corrida pelo “sucesso”. Em contraposição a essa concepção, argumenta-se teoricamente acerca do papel da Educação Inclusiva que tem como centralidade a formação integral do indivíduo, respeitando as diversidades. Os resultados apontam que os diálogos aqui apresentados seja um ponto de reflexão, a fim de compreender os desafios da educação frente aos discursos neoliberais que interferem na inclusão escolar impedindo um ensino de qualidade e equidade às diversidades.
Palavras-chave: Educação. Inclusão. Neoliberalismo. Escola. Empresa.
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