RUPTURAS E CONTINUIDADES NA INCLUSÃO EDUCACIONAL DA PESSOA SURDA

Autores

  • Maria Esperança Fernandes Carneiro Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Meire Helen Ferreira Silva Arnhold Pontifícia Universidade Católica de Goiás https://orcid.org/0009-0005-9056-1673

DOI:

https://doi.org/10.31668/revsap.v12i2.14332

Resumo

Resumo: Este artigo discute a educação de surdos no contexto neoliberal partindo da tese de que a política de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva fundamenta-se em um discurso pseudo-inclusivo que invisibiliza as especificidades da pessoa surda, a apropriação do conhecimento historicamente construído, consequentemente, a integração do surdo à sua realidade objetiva. Apresenta aproximações do objeto “educação de surdos” ao versar acerca de sua historicidade. A pseudo-inclusão do surdo nas políticas educacionais materializa a inadequada apropriação do conhecimento historicamente construído pela criança surda, bem como a reprodução ideológica e material dos interesses da classe dominante. Conclui-se, então, ser necessária reforçar a resistência da comunidade surda em defesa de uma educação que os perceba como sujeitos não ouvintes em lugar de pessoas deficientes e que sua inclusão educacional se efetiva na interpretação e interação que a pessoa surda faz com o mundo de modo visual e não oralista, isto é, como o sistema educacional ainda insiste em formalizar como método de ensino para os não ouvintes.

 

Palavras-chave: Educação de Surdos. Historicidade. Inclusão/exclusão.

Biografia do Autor

  • Meire Helen Ferreira Silva Arnhold, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

    Professora do Ensino Fundamental da Educação da Prefeitura de Goiânia Goiás, Mestra em Ensino na Educação Básica, Doutoranda em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. E-mail: emeaga6@gmail.com, orcid https://orcid.org/0009-0005-9056-1673.

Publicado

2023-10-17