RUPTURAS E CONTINUIDADES NA INCLUSÃO EDUCACIONAL DA PESSOA SURDA
DOI:
https://doi.org/10.31668/revsap.v12i2.14332Resumo
Resumo: Este artigo discute a educação de surdos no contexto neoliberal partindo da tese de que a política de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva fundamenta-se em um discurso pseudo-inclusivo que invisibiliza as especificidades da pessoa surda, a apropriação do conhecimento historicamente construído, consequentemente, a integração do surdo à sua realidade objetiva. Apresenta aproximações do objeto “educação de surdos” ao versar acerca de sua historicidade. A pseudo-inclusão do surdo nas políticas educacionais materializa a inadequada apropriação do conhecimento historicamente construído pela criança surda, bem como a reprodução ideológica e material dos interesses da classe dominante. Conclui-se, então, ser necessária reforçar a resistência da comunidade surda em defesa de uma educação que os perceba como sujeitos não ouvintes em lugar de pessoas deficientes e que sua inclusão educacional se efetiva na interpretação e interação que a pessoa surda faz com o mundo de modo visual e não oralista, isto é, como o sistema educacional ainda insiste em formalizar como método de ensino para os não ouvintes.
Palavras-chave: Educação de Surdos. Historicidade. Inclusão/exclusão.
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