AS CONFERÊNCIAS DE EDUCAÇÃO NA REGIÃO NOROESTE DO TOCANTINS: RESISTÊNCIA, DEMOCRACIA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/revsap.v12i1.14035

Resumo

Com o tema “As conferências de educação na região noroeste do Tocantins: resistência, democrácia e participação social” este artigo busca compreender o movimento de articulação, planejamento e realização das conferências de educação na região noroeste do Tocantins (Conae/2022), com base na disputa da gestão da educação pública em seus respectivos sistemas municipais de ensino. Nessa perspectiva situa o processo de planejamento e constituição dos fóruns municipais de educação, à realização das pré/conferências e os eixos norteadores de des/construção de proposições que fundamentam às politicas educacionais de cada território materializando-se na Conferência Intermunicipal de Educação realizada em Colinas do Tocantins. Trata-se de um estudo exploratório, bibliográfico e documental em relação ao delineamento dos procedimentos metodológicos. Fundamentado na análise das etapas realizadas nos municipios da região sinaliza-se à riqueza da participação nos espaços de discussão/decisão das politicas educacionais locais além da integralização regional em torno de um projeto de gestão da educação publica assentado na democracia e na participação social.

Biografia do Autor

  • Rosilene Lagares Lagares, Universidade Federal do Tocantins - UFT

    Pós-Doutora em Educação (Unoesc, 2019), Doutora e Mestre em Educação (UFG, 2007; 1998). Graduada em Pedagogia (UFG, 1989). Professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Palmas: Curso de Pedagogia, Programas de Pós Graduação em Educação: Mestrado acadêmico e Doutorado em Educação na Amazônia ? PGEDA/Educanorte. Líder do Grupo de Estudo, Pesquisas e Extensão em Educação Municipal na UFT (GepeEM), cadastrado no CNPQ/CAPES. Coordenadora do Observatório de Sistemas e Planos de Educação no Tocantins (ObSPE) e das Pesquisas em Rede: Afirmação da accountability na gestão da educação pública: rebatimentos no plano da democratização e Mapa: Gestão democrática do ensino público. Pesquisadora e extensionista na Rede ColaborAção Tocantins do Programa de Institucionalização e Gestão da Educação Municipal: formação, monitoramento, acompanhamento e avaliação (PRISME). Diretora da Anpae-Tocantins. Filiada a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (Anped) e a Associação Nacional de Administração em Educação (Anpae). Tutora do Programa de Educação Tutorial do Curso Pedagogia do Campus de Palmas da UFT. Membro do Fórum Estadual de Educação do Tocantins (FEE-TO), representando a UFT. Conselheira do Conselho de Administração da Fapto.

  • Robson Vila Nova Lopes, Universidade de Brasília - UNB

    Doutorando (2021) e Mestre (2017) em Educação, área de concentração Políticas Públicas e Gestão da Educação, pela Universidade de Brasília - UnB. Licenciado em Pedagogia (2008) e Especialista em Gestão da Educação Municipal (2015) pela Universidade Federal do Tocantins - UFT, Especialista em Estatísticas e Avaliação Educacional (2021) pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF, Especialista em Legislação Educacional (2021) pela Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS. É Professor da Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação do Tocantins (desde 2010), onde exerceu os cargos de Subsecretário de Estado (2018); Secretário Executivo da Educação, Juventude e Esportes do Tocantins (2019-2021); Coordenador de Avaliação e Acompanhamento do Ensino e suas Modalidades (2011). Atuou como Professor do Ensino Superior na Universidade Federal do Tocantins - UFT, Campus Universitário de Palmas (2017/2018, 2012/2013) e Campus Universitário de Arraias (2009). É filiado à Associação Nacional de Políticas e Administração da Educação - ANPAE e Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd. É Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a contribuição de Anísio Teixeira para a educação brasileira - GEPAT/UnB; Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal - EPEEMun./UFT e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Mundialização da Educação - GEPMund./UnB. Presidiu o Conselho Estadual de Educação no Tocantins - CEE/TO dentre os anos de 2019 e 2021, atualmente é Vice-Presidente do Conselho, Biênio: 2022/2023. Foi Secretário Municipal de Educação de Miracema do Tocantins (entre 2013 e 2016). Organizador do livro: "Políticas e Gestão da Educação Municipal: Práticas Pedagógicas, Formações e Informações Educacionais" (2016). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em direito à educação; sistemas educacionais; políticas públicas e gestão educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação municipal; conselhos de educação; políticas e gestão da educação; e políticas públicas.

Publicado

2023-08-26