AS CONFERÊNCIAS DE EDUCAÇÃO NA REGIÃO NOROESTE DO TOCANTINS: RESISTÊNCIA, DEMOCRACIA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.31668/revsap.v12i1.14035Resumo
Com o tema “As conferências de educação na região noroeste do Tocantins: resistência, democrácia e participação social” este artigo busca compreender o movimento de articulação, planejamento e realização das conferências de educação na região noroeste do Tocantins (Conae/2022), com base na disputa da gestão da educação pública em seus respectivos sistemas municipais de ensino. Nessa perspectiva situa o processo de planejamento e constituição dos fóruns municipais de educação, à realização das pré/conferências e os eixos norteadores de des/construção de proposições que fundamentam às politicas educacionais de cada território materializando-se na Conferência Intermunicipal de Educação realizada em Colinas do Tocantins. Trata-se de um estudo exploratório, bibliográfico e documental em relação ao delineamento dos procedimentos metodológicos. Fundamentado na análise das etapas realizadas nos municipios da região sinaliza-se à riqueza da participação nos espaços de discussão/decisão das politicas educacionais locais além da integralização regional em torno de um projeto de gestão da educação publica assentado na democracia e na participação social.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).