O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO E O ENSINO DE FÍSICA: CONTRIBUIÇÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.31668/revsap.v12i1.14024Resumo
O Ensino de Ciências por Investigação (EnCI) é uma abordagem que estimula a autonomia e o protagonismo do aluno, além de contribuir para uma efetiva aprendizagem. O presente artigo objetivou analisar as contribuições do EnCI no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de Física para alunos da Educação Básica, com base em publicações recentes. Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática da literatura com base em buscas nas plataformas Google Scholar e Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, ambos com recorte temporal entre 2011 e 2021, com as palavras-chave: abordagem, ensino, aprendizagem, investigação, física. A primeira seleção dos trabalhos foi realizada por meio do título, resumo e palavras-chave, após a leitura na íntegra dos textos selecionou-se 77 trabalhos. A partir destes, como resultados, foi possível verificar o público-alvo das atividades investigativas, os resultados alcançados na aprendizagem dos alunos e a forma de avaliação realizada neste tipo de abordagem. Concluiu-se que abordagens diferenciadas são necessárias na Educação Básica para uma formação significativa do aluno, além disso, há poucos trabalhos sobre EnCI no Ensino de Física no Ensino Fundamental na Educação Básica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).