O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO E O ENSINO DE FÍSICA: CONTRIBUIÇÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/revsap.v12i1.14024

Resumo

O Ensino de Ciências por Investigação (EnCI) é uma abordagem que estimula a autonomia e o protagonismo do aluno, além de contribuir para uma efetiva aprendizagem. O presente artigo objetivou analisar as contribuições do EnCI no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de Física para alunos da Educação Básica, com base em publicações recentes. Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática da literatura com base em buscas nas plataformas Google Scholar e Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, ambos com recorte temporal entre 2011 e 2021, com as palavras-chave: abordagem, ensino, aprendizagem, investigação, física. A primeira seleção dos trabalhos foi realizada por meio do título, resumo e palavras-chave, após a leitura na íntegra dos textos selecionou-se 77 trabalhos. A partir destes, como resultados, foi possível verificar o público-alvo das atividades investigativas, os resultados alcançados na aprendizagem dos alunos e a forma de avaliação realizada neste tipo de abordagem. Concluiu-se que abordagens diferenciadas são necessárias na Educação Básica para uma formação significativa do aluno, além disso, há poucos trabalhos sobre EnCI no Ensino de Física no Ensino Fundamental na Educação Básica.

Biografia do Autor

  • Sabrina do Couto de Miranda, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

    Professora de Botânica na Universidade Estadual de Goiás (UEG), Docente no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC-UEG).

  • Raissa Freire Santos de Paiva, Universidade Estadual de Goiás

    Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, PPEC-UEG.

  • Plauto Simão De-Carvalho, Universidade Estadual de Goiás

    Doutor em Ecologia, Docente da Universidade Estadual de Goiás (UEG), docente permamente no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC-UEG).

Publicado

2023-08-10