A REPRESENTAÇÃO DO CERRADO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL II EM ESCOLA PÚBLICA DE MUTUNÓPOLIS (GO) - MÚLTIPLOS OLHARES

Autores

  • Yara Gonçalves Santos Pereira UEG - Universidade Estadual de Goiás
  • Vandervilson Alves Carneiro UEG - Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.31668/revsap.v12i1.14009

Resumo

A Geografia é uma ciência que se compromete em tornar o mundo explicável, compreensível, e passível de transformações, pois proporciona aos estudantes a compreensão de seu próprio papel no conjunto de interações entre a natureza e a sociedade. O Cerrado é biologicamente a savana mais rica do mundo e é um bioma que merece grande atenção devido ao contato direto de alunos que vivem nesse ambiente, mais precisamente em Mutunópolis / GO. Desta forma, o livro didático ainda é o recurso pedagógico mais utilizado no ensino de Geografia, embora exista crescente discussão acerca da qualidade destes. Através da análise de conteúdo em dois exemplares de livros didáticos de Geografia do Ensino Fundamental II, sendo um do 6º ano e outro do 7º ano, desenvolvidos no mesmo ano, pelos mesmos autores e mesma editora, utilizados no Centro de Ensino em Período Integral João Teodoro de Oliveira, Mutunópolis (GO) foi possível concluir que é necessária a melhoria dos livros didáticos analisados, para que haja representação e visibilidade mais fidedigna a respeito da importância do Cerrado, para aprendizagem mais completa dos estudantes.

Palavras-chave: Cerrado; Livro Didático; Geografia; Ensino Fundamental.

Biografia do Autor

  • Yara Gonçalves Santos Pereira, UEG - Universidade Estadual de Goiás

    Aluna da Especialização em Educação e Linguagens da Unidade Universitária de Porangatu, Campus Norte, UEG - Universidade Estadual de Goiás

  • Vandervilson Alves Carneiro, UEG - Universidade Estadual de Goiás

    Orientador e Docente do Curso de Especialização em Educação e Linguagens da Universidade Estadual de Goiás

Publicado

2023-09-19