A REPRESENTAÇÃO DO CERRADO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL II EM ESCOLA PÚBLICA DE MUTUNÓPOLIS (GO) - MÚLTIPLOS OLHARES
DOI:
https://doi.org/10.31668/revsap.v12i1.14009Resumo
A Geografia é uma ciência que se compromete em tornar o mundo explicável, compreensível, e passível de transformações, pois proporciona aos estudantes a compreensão de seu próprio papel no conjunto de interações entre a natureza e a sociedade. O Cerrado é biologicamente a savana mais rica do mundo e é um bioma que merece grande atenção devido ao contato direto de alunos que vivem nesse ambiente, mais precisamente em Mutunópolis / GO. Desta forma, o livro didático ainda é o recurso pedagógico mais utilizado no ensino de Geografia, embora exista crescente discussão acerca da qualidade destes. Através da análise de conteúdo em dois exemplares de livros didáticos de Geografia do Ensino Fundamental II, sendo um do 6º ano e outro do 7º ano, desenvolvidos no mesmo ano, pelos mesmos autores e mesma editora, utilizados no Centro de Ensino em Período Integral João Teodoro de Oliveira, Mutunópolis (GO) foi possível concluir que é necessária a melhoria dos livros didáticos analisados, para que haja representação e visibilidade mais fidedigna a respeito da importância do Cerrado, para aprendizagem mais completa dos estudantes.
Palavras-chave: Cerrado; Livro Didático; Geografia; Ensino Fundamental.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).