ESTUDOS BOTÂNICO, FITOQUÍMICO E DE ATIVIDADES BIOLÓGICAS DAS FOLHAS DE Eugenia klotzschiana O.Berg

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/revsap.v12i1.13935

Resumo

A Eugenia klotzschiana O.Berg é uma espécie pertencente à família Myrtaceae, endêmica do  Cerrado e que se encontra amplamente distribuída nesse bioma. Atualmente figura entre as espécies ameaçadas de extinção e com carência de estudos fitoquímicos e de seu potencial terapêutico. Nesse contexto, este estudo morfo-botânico foi realizado com a coleta, secagem e pulverização de amostras das folhas para a determinação do teor de umidade, teor de cinzas e análise fitoquímica. Posteriormente foram realizados estudos da toxicidade com o ensaio de letalidade de Artemia salina e avaliação antinociceptiva e/ou anti-inflamatória. Os resultados encontrados demonstraram que esta planta possui características morfológicas básicas como a formação de touceira, folhas coriáceas, presença de frutos carnosos, pilosos, com comprimento aproximado de 8cm e em baga. As análises fitoquímicas demonstraram a presença de compostos antraquinônicos, heterosídeos cardioativos, flavonóides, saponinas e taninos em pulverizados de suas folhas. O extrato hexânico apresentou destacada bioatividade frente ao ensaio de letalidade de A. salina, assim como propriedades antinociceptivas e/ou anti-inflamatórias. Identificou-se neste estudo quão promissora a E. klotzschiana O.Berg se apresenta, servindo como plataforma para elucidação riqueza química, molecular e genética ainda pouco explorada e que poderá servir para distintas áreas, como médica, biomédica e farmacêutica, colaborando para a preservação e conservação do bioma Cerrado.

Biografia do Autor

  • Márcio Júnior Pereira, Universidade Estadual de Goiás- UEG

    Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Evangélica de Goiás-UniEVANGÉLICA (2022). Mestrando do programa de Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (TECCER) da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Tem experiência na área de botânica com ênfase nas espécies do bioma Cerrado. Atualmente pesquisa Hygrophila R. Br. (Acanthaceae) nos remanescentes de Cerrado Goiano.

  • Adriano Pereira Ramiro, Universidade Evangélica de Goiás - UniEvangélica

    Possui graduação em Química Licenciatura pelo Centro Universitário de Anápolis (2008), especialização em química industrial pela Faculdade Senai Roberto Mange (2016) e mestrado em ciências moleculares pela Universidade Estadual de Goiás (2020). Atualmente é químico técnico do Centro Universitário de Anápolis. Tem experiência na área de química no tratamento de água de abastecimento para consumo humano e piscinas.

  • José Luiz Rodrigues Martins, Universidade Evangélica de Goiás - UniEvangélica

    Possui graduação em Farmácia pela Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA (2006-2009). Mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Goiás (UFG (2010-2012). Doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás (UFG) (2012-2015). Pós-Doutorado na Universidade Federal de Goiás (2020-2021). Atua como Diretor do curso de Farmácia da Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA (2019 - atual); Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado profissional) em Ciências Farmacêuticas da UnIEVANGÉLICA ( 2020 - atual) e vice-coordenador da Região Centro-oeste do Brasil junto ao Fórum Nacional dos Mestrados Profissionais (2020) e coordenador da Região Centro-oeste do Brasil junto ao Fórum Nacional dos Mestrados Profissionais (2021). Atua como docente nos curso de Farmácia, Fisioterapia e Medicina do Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA. Professor Pesquisador com ênfase em Farmacologia de Produtos Naturais, avaliação comportamental, atividade gastroprotetora e atividade antinflamatória e/ou antinociceptiva. Coordenador do Laboratório de Ciências Farmacêuticas da UniEVANGÉLICA.

  • Plínio Lázaro Faleiro Naves, Universidade Estadual de Goiás- UEG

    Docente de ensino superior da Universidade Estadual de Goiás, foi bolsista do Programa Alban da União Européia e cursou o doutorado na Universidade Complutense de Madrid - Espanha, desenvolvendo sua investigação sobre a modulação de quorum sensing em biofilmes bacterianos na Unidade de Microbiologia Médica e Quimioterapia Antimicrobiana da Fundação Jiménez Díaz. Concluiu o mestrado em medicina tropical pela Universidade Federal de Goiás em 1999. Publicou mais de 40 artigos científicos em periódicos especializados e mais de 70 trabalhos em anais de eventos, possui cerca de 20 itens de produção técnica, participou de mais 50 eventos no Brasil e no exterior. Atua na área de microbiologia médica com ênfase no estudo de biofilmes microbianos. Em suas atividades profissionais interagiu com mais de 70 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos, em seu currículo lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica são: Fatores de virulência, biofilme, Escherichia coli, profissionais da saúde, infecção hospitalar, Candida albicans, bioensaios, MRSA, perfil de resistência e ambiente hospitalar.

  • Josana de Castro Peixoto, Universidade Evangélica de Goiás - UniEvangélica

    Possui graduação em Ciências Biológicas, modalidade bacharelado pela Universidade Federal de Goiás (2001) e licenciatura pela Universidade Estadual de Goiás (2000). Mestrado (2001), doutorado em Biologia (2010) e estágio pós-doutoral pela Universidade Federal de Goiás (2015) em parceria com o Programa en Biología y Ecología Aplicada na Universidade de La Serena, La Serena, Chile. Docente do quadro efetivo da Universidade Estadual de Goiás, campus sede central, Anápolis, GO e no Programa de Pós-graduação em Territórios e Expressões Culturais do Cerrado (TECCER). Ainda atua no Centro Universitário de Anápolis no curso de graduação em Ciências Biológicas no qual também exerce a função de diretora de curso e no Programa de Pós-Graduação (stricto sensu) em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente (PPGSTMA). Tem experiência na área de Plantas nativas do Cerrado e conservação e bioprospecção de produtos naturais onde participa de estudos morfoanatômicos, fitoquímicos, farmacológicos e toxicológicos de plantas e seus produtos naturais e, também atua na linha de Ciências Ambientais onde participa de pesquisas voltadas à Conservação e proteção à Natureza. Faz parte do grupo de pesquisa Biodiversidade e Meio Ambiente; coordena o projeto de pesquisa Dinâmica da sucessão vegetacional em área florestada de Cerrado goiano vinculado ao Projeto PROCAD/CAPES "Novas Fronteiras no Oeste: relação entre sociedade e natureza na microrregião de Ceres em Goiás (1940-2013)" Processo CAPES 2980/2014. Participa do Núcleo de Educação Ambiental do PPGSTMA desenvolvendo atividades de extensão comunitária.

Publicado

2023-08-09