ESTUDOS BOTÂNICO, FITOQUÍMICO E DE ATIVIDADES BIOLÓGICAS DAS FOLHAS DE Eugenia klotzschiana O.Berg
DOI:
https://doi.org/10.31668/revsap.v12i1.13935Resumo
A Eugenia klotzschiana O.Berg é uma espécie pertencente à família Myrtaceae, endêmica do Cerrado e que se encontra amplamente distribuída nesse bioma. Atualmente figura entre as espécies ameaçadas de extinção e com carência de estudos fitoquímicos e de seu potencial terapêutico. Nesse contexto, este estudo morfo-botânico foi realizado com a coleta, secagem e pulverização de amostras das folhas para a determinação do teor de umidade, teor de cinzas e análise fitoquímica. Posteriormente foram realizados estudos da toxicidade com o ensaio de letalidade de Artemia salina e avaliação antinociceptiva e/ou anti-inflamatória. Os resultados encontrados demonstraram que esta planta possui características morfológicas básicas como a formação de touceira, folhas coriáceas, presença de frutos carnosos, pilosos, com comprimento aproximado de 8cm e em baga. As análises fitoquímicas demonstraram a presença de compostos antraquinônicos, heterosídeos cardioativos, flavonóides, saponinas e taninos em pulverizados de suas folhas. O extrato hexânico apresentou destacada bioatividade frente ao ensaio de letalidade de A. salina, assim como propriedades antinociceptivas e/ou anti-inflamatórias. Identificou-se neste estudo quão promissora a E. klotzschiana O.Berg se apresenta, servindo como plataforma para elucidação riqueza química, molecular e genética ainda pouco explorada e que poderá servir para distintas áreas, como médica, biomédica e farmacêutica, colaborando para a preservação e conservação do bioma Cerrado.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).