A EDUCAÇÃO NO BRASIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: ENSINO E PRÁTICA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.31668/revsap.v12i1.13627Resumo
A força implacável da pandemia, que persistiu ao longo de todo o ano de 2021, obrigou os sistemas educacionais brasileiros a optarem pela retomada das atividades pedagógicas de forma não presencial, implementando o famigerado Ensino Remoto Emergencial (ERE). Esta situação apresentou um cenário repleto de incertezas e constituiu, sem dúvida, um desafio educacional sem precedentes para alunos, professores e famílias. Os espaços, o tempo de ensino e aprendizagem foram ampliados e os educadores foram obrigados a reavaliar conceitos estabelecidos e cultivar competências em meio ao caos. Em meio a essas e outras questões urgentes relativas ao ensino remoto, surgem questões essenciais. Como se desenvolveu o ensino e a prática docente no contexto da pandemia? O que a pandemia de COVID-19 e o Ensino Remoto Emergencial (ERE) nos ensinam? Essas indagações norteiam nossas reflexões. À medida que a pandemia é gradualmente mitigada, segue-se a retoma das aulas presenciais, numa tentativa de recuperar a normalidade e ajustar as rotinas escolares diárias para todas as partes interessadas, incluindo professores, alunos e famílias. Sem dúvida, as marcas da pandemia persistirão nas próximas décadas, com ramificações pedagógicas e emocionais já a manifestar-se.
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