O PORTFÓLIO REFLEXIVO COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA:

um relato de experiência no ensino remoto profissionalizante

Autores

  • Jaqueline Sabrini Carvalho Cunha UFSM
  • Mariana Dalcin Ferreira UFSM
  • Karla Marques da Rocha UFSM

Resumo

O presente estudo busca analisar as principais contribuições e desafios da metodologia do Portfólio Reflexivo Digital, utilizada como uma prática educacional em turmas do programa Jovem Aprendiz, de uma escola de educação profissional de Santa Maria - RS. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, delimitada pelos procedimentos do Estudo de Caso, onde os principais instrumentos de coleta de dados foram questionários e diários de aula do professor. Como principais resultados, verificamos que: (a) esta metodologia de aprendizagem ativa pode ser combinada com outras metodologias e recursos educacionais; (b) pode ser uma importante aliada do processo de avaliação formativa; (c) potencializou o engajamento da turma, colaborando com o desenvolvimento do pensamento crítico, da comunicação escrita, do trabalho em equipe, da capacidade de organizar e sistematizar ideias e de lidar com pensamentos divergentes. Também observamos alguns desafios, como a resistência de alguns estudantes que não estavam acostumados com metodologias ativas, bem como dificuldades inerentes ao ensino remoto (problemas de conexão com a internet, falta de dispositivos e falhas na comunicação). Metodologias ativas estão embasadas no tripé: protagonismo do estudante, colaboração e ação-reflexão (FILATRO; CAVALCANTI, 2018), e sua aplicação é um desafio para os professores, pois não se trata de algo estático e com regras pré-definidas, mas sim, um processo que demanda esforço de criação, reconstrução e adaptação de acordo com o cenário (BES ET AL., 2019). Desta forma, destacamos que o Portfólio Reflexivo Digital, com as devidas adaptações ao contexto, pode ser um importante aliado para a potencialização do ensino-aprendizagem.

Publicado

2024-08-09