MODELOS E MODELAGENS NO ENSINO CIÊNCIAS:

PROPOSTAS E RESULTADOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/revsap.v12i1.13055

Resumo

Este trabalho teve como finalidade demonstrar a relevância da utilização dos modelos didáticos nas aulas de Ciências no Ensino Fundamental e Médio, como um recurso didático capaz de auxiliar o ensino-aprendizagem. Entendemos que os modelos didáticos vêm ganhando espaço como ferramenta de aprendizagem, uma vez que se propõe a protagonizar o educando, contribuindo e reconstruindo novas descobertas em relação a conceitos e vocábulos. Para a discussão do artigo, foram coletados os depoimentos de professores, buscando compreender a concepção desses docentes em relação a utilização dos modelos em sala de aula. Observou-se que a utilização dos modelos didáticos tem potencial didático em sala de aula, estimulando a criatividade, introduzindo o conhecimento científico, tornando as aulas mais interativas e dinâmicas e, ainda, valorizando o protagonismo estudantil nas aulas de Ciências. 

Biografia do Autor

  • Claudi Guerin Júnior, Universidade Federal do Pampa - Unipampa

    Possui graduação no curso normal de nível médio (magistério), pelo Instituto Estadual de Educação Professor Isaías (2013). Graduado no curso de Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões/URI-SANTIAGO (2018). Foi bolsista PIBID/CAPES do o ano de (2014) à (2018), também foi bolsista de extensão com o projeto: Jogos didáticos na Educação Ambiental e sensibilização da importância da conservação do meio ambiente nos anos de (2016) à (2017), realizou também práticas de docência júnior nas disciplinas de Botânica nos anos de (2015) à (2017), atuou como voluntário no projeto fauna silvestre do laboratório de ecologia (2014) à (2017). Pós graduando no programa de pós graduação em ENSINO DE BIOLOGIA pelo Centro Educacional FAVENI. Pesquisador do grupo de pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciometria e Ensino de Ciências - COMCIÊNCIA da Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana.

  • Fernando Icaro Jorge Cunha, Universidade Federal do Pampa - Unipampa

    Possui formação em Magistério (Curso Normal) de nível médio pelo Instituto de Educação Ciep 179 - Professor Claudio Gama/RJ. Atualmente é acadêmico do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza na Universidade Federal do Pampa - Unipampa, Campus Uruguaiana. Bolsista CAPES através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, atuando na EMEF Moacyr Ramos Martins na cidade de Uruguaiana/RS, desenvolvendo atividades que buscam superar o Ensino de Ciências da Natureza, a fim de elucidar o Letramento Científico. Foi premiado com uma bolsa do banco Santander através do edital 235/2020, que selecionou graduandos com excelência em rendimento acadêmico. Desenvolve o projeto de extensão intitulado: Processos de Formação e Articulações Didático-Pedagógicas para Professores de Ciências da Natureza, em conformidade com o edital n° 40/2021, tecendo um curso de extensão sob orientação do Prof. Dr. Ailton Jesus Dinardi.. Em 2021 iniciou a participação no grupo de pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciometria e Ensino de Ciências - COMCIÊNCIA.

  • Paulo Vitor Teodoro, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

    Licenciado em Química e Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). É Doutor em Educação em Ciências, pela Universidade de Brasília (UnB), com Tese fundamentada no Raciocínio Qualitativo, na perspectiva da System Dynamics [Dinâmica de Sistemas], para o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao Pensamento Sistêmico no ensino de Química. Foi integrante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), enquanto estudante de Graduação e, posteriormente, como supervisor. Foi Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano). Nessa instituição, atuou como Coordenador de Iniciação Científica e Tecnológica, Gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Coordenador do Programa de Pós-Graduação (Lato Sensu) em Ensino de Ciências e Matemática e Coordenador Adjunto do Programa Novos Caminhos/MEC. Além disso, atuou na implantação do primeiro Curso de Licenciatura do IF Goiano - Campus Catalão: Ciências Naturais. Atualmente é Professor no Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal da UFU e compõe o quadro permanente de docentes do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática. Já esteve em 19 unidades federativas brasileiras e em países da América do Sul, América do Norte e Europa participando, na grande maioria, de Conferências nacionais e internacionais, em cursos de formação complementar, e, ainda, apresentando resultados de pesquisas científicas. Tem experiência na área de Educação em Ciências, discutindo principalmente os seguintes temas: ensino de química, estratégias de intervenção didático-pedagógica, modelagem qualitativa, educação ambiental, formação inicial e continuada de professores.

Publicado

2023-08-09