CONEXÕES ENTRE O BRINCAR NO PROCESSO CRIATIVO DE VITÓRIA BASAIA E A PRESERVAÇÃO DAS MÚSICAS TRADICIONAIS BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.31668/revsap.v10i6.12672Resumo
Este trabalho tem como objetivo relacionar os elementos do brincar presentes no processo criativo da artista Vitória Basaia com a preservação das músicas tradicionais brasileiras. É brincando que Basaia constrói suas obras de arte e é brincando que as crianças e jovens mantém viva a música de seu povo. Portanto, para compreender o processo criativo da artista, foi realizada a visitação de duas exposições no mês de outubro de 2018: Variações inusitadas de Vitória Basaia, na Galeria ARTO e Arqueologia dos Meus Mares, na Galeria de Arte do Sesc Arsenal. Assim sendo, a metodologia deste estudo se deteve na pesquisa qualitativa, utilizando como instrumentos a observação participativa e entrevistas não-estruturadas com a artista e o curador José Serafim Bertoloto. Dentre os procedimentos adotados para a coleta de dados, utilizamos o registro escrito das observações e entrevistas, bem como, o estudo da literatura existente sobre processo criativo, brincar e preservação das músicas tradicionais brasileiras. Tivemos como aporte teórico, autores como: Mendes (2012), Romão (2013), Salles (1998), Silva (2016) e entre outros. A partir do cruzamento de dados, foi possível compreender a importância das brincadeiras cantadas, pois percebe-se que a atual geração dos brincantes deixou seus brinquedos perdidos no tempo e essa mudança pode influenciar no processo criativo dos novos artistas e na construção de sua identidade. Com isso, consideramos a necessidade crescente de reinserir no contexto infantil o legado das brincadeiras cantadas da cultura brasileira, pois a ação de brincar pode transformar a realidade cultural e social das novas gerações.
Palavras-chave. Música Tradicional. Brincadeira. Memória Cultural. Processo Criativo.
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