A APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO DE UM ALUNO AUTISTA DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
UM ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.31668/revsap.v10i6.12671Resumo
A presente pesquisa teve como objetivo analisar o processo de intervenção docente para o aprendizado de um aluno autista do primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior do Estado de São Paulo no decorrer de um ano letivo. Esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa e consiste num estudo de caso. Para a realização da pesquisa foi feita observações com duração de 6 meses e uma entrevista teve uma duração média de 20 minutos. Foram realizados análises e questionamentos dos processos de Linguagem, Interação e Comunicação do sujeito de pesquisa, privilegiando três momentos - começo, durante e final do ano. Os resultados obtidos apontam para um avanço do sujeito ao longo da linguagem, interação e comunicação, apontando a presença da intervenção docente e relação com os demais alunos como essencial. Sendo assim, é possível concluir a relevância do papel docente no processo de construção do conhecimento por sujeitos autistas.
Palavras-chaves. Autismo. Desenvolvimento. Estudo de Caso. Inclusão.
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