A APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO DE UM ALUNO AUTISTA DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Maria Cristina Ferreira de Oliveira Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos - FAESO
  • João Carlos Pereira de Moraes Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

DOI:

https://doi.org/10.31668/revsap.v10i6.12671

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo analisar o processo de intervenção docente para o aprendizado de um aluno autista do primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior do Estado de São Paulo no decorrer de um ano letivo. Esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa e consiste num estudo de caso. Para a realização da pesquisa foi feita observações com duração de 6 meses e uma entrevista teve uma duração média de 20 minutos. Foram realizados análises e questionamentos dos processos de Linguagem, Interação e Comunicação do sujeito de pesquisa, privilegiando três momentos - começo, durante e final do ano. Os resultados obtidos apontam para um avanço do sujeito ao longo da linguagem, interação e comunicação, apontando a presença da intervenção docente e relação com os demais alunos como essencial. Sendo assim, é possível concluir a relevância do papel docente no processo de construção do conhecimento por sujeitos autistas.

Palavras-chaves. Autismo. Desenvolvimento. Estudo de Caso. Inclusão.

 

Biografia do Autor

  • Maria Cristina Ferreira de Oliveira, Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos - FAESO

     

     

     

  • João Carlos Pereira de Moraes, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

     

     

     

     

Downloads

Publicado

2021-12-12