A SANTÍSSIMA VIRGEM DO QUARTO DE JOANA
Resumo
A tela de Maria Carmelita Fleury Curado, em dimensões médias, em óleo sobre tela de linhagem, fabricação da autora, revela a pungente cena do conto A Santíssima Virgem do quarto de Joana, do livro Ermos e gerais, publicado em 1944 pela Bolsa de Publicações Hugo de Carvalho Ramos. Identifica a cena em que o marido, o coveiro sinistro, come um pedaço da perna do próprio filho, em ritual de canibalismo, a provar a loucura a que a personagem fora induzida pelo coronel Rufo, para livrar o filho da condenação por defloramento; fato comum entre as moças pobres nas fazendas e como criadas de cozinha das casas de famílias tradicionais da época. A pintura mostra a delicadeza da Virgem e suas energias e o desespero da Joana ao deparar com o filho devorado na perna e o fim irônico para a própria história, a evidenciar a preocupação de Bernardo Élis em colocar como centro de narrativa aqueles que, no passado, não eram lembrados, como os pobres, órfãos, empregados e pessoas comuns, com seus dramas, injustiças e misérias.
Professor Dr. Bento Alves Araújo Jayme Fleury Curado

Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).