LEITURAS DO CERRADO E DA VIDA NO CONTO “SUA ALMA, SUA PALMA” DE BERNARDO ÉLIS
DOI:
https://doi.org/10.31668/revsap.v10i4.12546Resumo
Este ensaio tem por objetivo, ler aspectos peculiares do sertão apresentado por Bernardo Élis no conto “Sua Alma, sua palma”. Propomos, via teorias das linguísticas do texto – algumas leituras em semioses – focando caminhos de gente com destinos fragmentados e estilhaçados, no oco desse serTÃO. Pessoas TÃO gananciosas, mesquinhas, desonestas, covardes, sem escrúpulos em escritas vivas: MI-SE-RÁ-VEIS. Gente é bicho? Distribuímos, no corpo do ensaio, trechos do conto em estudo para serem lidos a partir de trechos recortados das teorias dos autores que recorremos para a sustentação dos nossos modos de ler e de dizer sobre “Sua Alma, sua palma”. O conto é dividido em três partes marcadas por espaçafação dupla. Pressupomos serem esses vãos recursos utilizados pelo autor para marcar o tempo como se este fosse também vau que dá passagem de uma parte para a outra das histórias narradas. Assim, de território a território, as linguagens verbal e não verbal, abrigam possibilidades de leituras, e, nelas, eu me almo em novas aprendizagens. A vida ainda hoje, está atrelada às situações de natureza hostil e inóspita.
Palavras-Chave. Leituras. Gêneros textuais. O cerrado e o garimpo. A vida e a morte.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).