METROPOLIZAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRODUÇÃO DO ESPAÇO DE APARECIDA DE GOIÂNIA (GO)
UM ESTUDO A PARTIR DOS PARQUES URBANOS
Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar o processo de metropolização no município de Aparecida de Goiânia enfocando os parques urbanos na produção do seu espaço. Os parques urbanos, embora sejam públicos, justificados pela ideia de preservação ambiental, são apropriados por agentes imobiliários para agregar valor na mercadoria terra. Tal fato, acaba por fragmentar a cidade, valorizando determinados espaços de interesso do capital. Para uma melhor compreensão deste processo, foi realizada pesquisa bibliográfica e coleta de dados junto aos órgãos públicos municipais, para entender a dinâmica ubana aparesidense e a construção dos parques. Como instrumento metodológico, ainda utilizou-se registros fotográficos e elaboração de mapas a partir de softwares de georreferenciamento e geoprocessamento, de modo a permitir uma melhor compreensão do papel desempenhado por Aparecida de Goiânia no contexto da RMG e assim, refletir criticamente a quem os parques urbanos são destinados na cidade.
Palavras-chave. Parques Urbanos; Aparecida de Goiânia; Metropolização.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).