CRESCIMENTO ECONÔMICO, OCUPAÇÃO E RENDA:
O QUE A PANDEMIA DE COVID-19 ESTÁ NOS MOSTRANDO
Resumo
A pandemia de COVID-19 está sendo devastadora para a economia mundial, especialmente na América Latina, onde as fragilidades estruturais são evidentes e as desigualdades sociais e regionais são exacerbadas. Nesse sentido, as ações estatais são determinantes para a mitigação dos danos inevitáveis. O objetivo desse estudo foi analisar os impactos da pandemia de COVID-19 e do Auxílio Emergencial (AE) sobre os indicadores de produção de riquezas, ocupação e renda, conforme as grandes regiões brasileiras, a partir de dados do IBGE. As séries históricas apresentadas no decorrer deste estudo reforçam os argumentos de que a deterioração da economia, do mercado de trabalho e da renda dos trabalhadores brasileiros antecedem a pandemia. Apesar dos efeitos negativos da pandemia sobre o PIB e o mercado de trabalho, as desigualdades regionais dessas variáveis seguiram as tendências de anos anteriores. Contudo o AE teve importante papel na desaceleração e redução dessas desigualdades sociais e regionais, especialmente de renda, a níveis sem precedentes na história recente do país.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).