A METODOLOGIA QUE O PROFESSOR USA FAZ COM QUE O ALUNO SE APAIXONE PELO ROMANTISMO?

Autores

  • Taynara Andrade da Silva Universidade Estadual de Goiás (UEG). Unidade de Iporá
  • Cleisa Maria Coelho Braga Universidade Estadual de Goiás (UEG) Unidade de Iporá

Resumo

A disciplina de Literatura tem se mostrado de suma importância ao longo dos tempos, com seus mais variados conteúdos literários, outrora, abordados pela sociedade portuguesa e transladados até a sociedade atual. Desde os primórdios a Literatura está ligada à sua função social, atuar sobre as mentes e sobre os espíritos, instigando-os às essências mais românticas. A partir desse viés, insere-se o papel fundamental do professor de Literatura, no que tange estimular a paixão pelo Romantismo. Nesse sentido, propõe-se este trabalho averiguar se a metodologia que o professor usa faz com que o aluno se apaixone pelo Romantismo e por tal essência romântica. Tal interesse de estudo se justifica pela necessidade de constatar as metodologias que o educador emprega para interligar o estudante à geração do Romantismo. No mundo virtual onde a tecnologia e a vida social do discente capturam muito mais a atenção do aprendiz, do que o conteúdo em sala de aula, todavia surge uma questão: Como o instrutor de Literatura conquista a atenção do aluno em sala de aula? Para pensarmos este questionamento apoiaram esse trabalho: OLIVEIRA, ALENCAR, 2008; DOWBOR, 2008; FERREIRA, 2012.Tais autores defendem a linha de pensamento em que o uso de metodologias, com aulas lúdicas pode favorecer o ensino-aprendizagem do aluno, proporcionando o interesse e a paixão do estudante em relação ao conteúdo ministrado. A pesquisa em questão é de natureza quanti- qualitativa, uma vez que se desenvolve, em primeiro momento, perfazendo um recorte histórico da literatura e em segundo momento pautou-se na aplicação de questionário a alunos do 2º ano do Ensino Médio de duas escolas da Rede pública de Iporá e a alguns professores de Literatura, também da rede pública. Interessa-nos verificar como emerge o papel do professor frente à paixão do aluno pelo Romantismo.   

Palavras-chave: Docência; Metodologias, Romantismo.

Biografia do Autor

  • Taynara Andrade da Silva, Universidade Estadual de Goiás (UEG). Unidade de Iporá

    Acadêmica do curso de Letras – Português/Inglês da Universidade Estadual de Goiás – UEG/Unidade Universitária de Iporá. 

  • Cleisa Maria Coelho Braga, Universidade Estadual de Goiás (UEG) Unidade de Iporá

    Possui especialização em Língua Portuguesa e Literaturas, Psicopedagogia Institucional e Inclusiva e em Proeja, Psicopedagogia clínica graduação em Letras, Português/Inglês, pela Universidade Estadual de Goiás (1993). Graduação e Pedagogia pela FACIBRA/ ITEG; Experiência nas áreas de Linguística, Língua Portuguesa e Literatura, com ênfase em Prática de Ensino de Língua Portuguesa, Teoria Literária, Literatura Brasileira e Goiana e Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa, atuando nos temas: licenciatura, Língua Portuguesa, Literaturas e Estágio Supervisionado. Apresenta formação e atuação nas áreas presenciais e a distância. Participante da elaboração da ementa da disciplina de Introdução à Linguística (Unuead). Atua como docente nos ensinos: Fundamental, Médio, EJA e superior (UEG). Docente nas áreas da linguagem bem como na de formação de professor em cursos de especializações, Coordenadora do NEP (Núcleo Estratégico Pedagógico) na FAI (Faculdade de Iporá).

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Publicado

2021-07-07

Edição

Seção

Número Especial Linguagens e Educação