A METODOLOGIA QUE O PROFESSOR USA FAZ COM QUE O ALUNO SE APAIXONE PELO ROMANTISMO?
Resumo
A disciplina de Literatura tem se mostrado de suma importância ao longo dos tempos, com seus mais variados conteúdos literários, outrora, abordados pela sociedade portuguesa e transladados até a sociedade atual. Desde os primórdios a Literatura está ligada à sua função social, atuar sobre as mentes e sobre os espíritos, instigando-os às essências mais românticas. A partir desse viés, insere-se o papel fundamental do professor de Literatura, no que tange estimular a paixão pelo Romantismo. Nesse sentido, propõe-se este trabalho averiguar se a metodologia que o professor usa faz com que o aluno se apaixone pelo Romantismo e por tal essência romântica. Tal interesse de estudo se justifica pela necessidade de constatar as metodologias que o educador emprega para interligar o estudante à geração do Romantismo. No mundo virtual onde a tecnologia e a vida social do discente capturam muito mais a atenção do aprendiz, do que o conteúdo em sala de aula, todavia surge uma questão: Como o instrutor de Literatura conquista a atenção do aluno em sala de aula? Para pensarmos este questionamento apoiaram esse trabalho: OLIVEIRA, ALENCAR, 2008; DOWBOR, 2008; FERREIRA, 2012.Tais autores defendem a linha de pensamento em que o uso de metodologias, com aulas lúdicas pode favorecer o ensino-aprendizagem do aluno, proporcionando o interesse e a paixão do estudante em relação ao conteúdo ministrado. A pesquisa em questão é de natureza quanti- qualitativa, uma vez que se desenvolve, em primeiro momento, perfazendo um recorte histórico da literatura e em segundo momento pautou-se na aplicação de questionário a alunos do 2º ano do Ensino Médio de duas escolas da Rede pública de Iporá e a alguns professores de Literatura, também da rede pública. Interessa-nos verificar como emerge o papel do professor frente à paixão do aluno pelo Romantismo.
Palavras-chave: Docência; Metodologias, Romantismo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).