BERNARDO ÉLIS, O POETA ADORMECIDO
Resumo
O intuito majoritário deste trabalho é analisar, de forma minuciosa, a complexidade que envolve a produção poética de Bernardo Élis, bem como a motivação ou "des-motivação" que norteou a tomada de decisão do poeta quanto a não se enveredar pelo caminho do fazer poético; ao "bastar-se" de publicar apenas um livro de poemas - Primeira Chuva (1955) - importante objeto de estudo deste artigo. Ao analisar a produção literária bernardiana não se buscou, em momento algum, fazer uma comparação entre suas produções literárias – “em prosa x em verso” – como se fosse uma partida de futebol, na qual ambas as formas disputassem o primeiro lugar. Não é objetivo deste Artigo, também, “colocar na balança” a qualidade das obras de Bernardo Élis, independente do gênero usado para escrevê-las. Tal pesquisa teve como foco maior - "dar um mergulho"- tanto na vida quanto nas obras do escritor, em busca de "pistas" que possam elucidar o porquê da poética, do “fazer em poesia”, do “homem Bernardo Élis poeta” - parecerem adormecidos num mundo tão aquém do seu “fazer em prosa”.
Palavras-chave: Bernardo Élis. Poesia Adormecida. Contexto.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).