COTIDIANO NO SERTÃO DE “O TRONCO”
Resumo
A proposta de análise de uma das importantes obras de Bernardo Élis, “O Tronco”, busca a percepção dos costumes retratados no romance que se desenrola no então norte de Goiás nas décadas iniciais do século XX. Destacar a criação do dia a dia na Vila do Duro a partir de ações desenvolvidas por entre o espaço e o tempo, nem sempre linear cronologicamente, mas que seguem o processo criativo do autor, que conhecedor do interior de Goiás e de seus habitantes, consegue transpor o ocorrido em uma pequena vila, que na literatura contava com 40 casas. A nossa perspectiva de interpretação é centrada primordialmente em “O Tronco” (ÉLIS, 2003) e tangencia, mesmo que brevemente, Certeau (2013) ao tratar da temática do cotidiano. O objetivo pauta-se em buscar compreender o cotidiano na Vila do Duro materializado nas páginas de “O Tronco”.
Palavras-chave: Bernardo Élis. O Tronco. Cotidiano.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).