PAISAGENS CULTURAIS E TERRITÓRIOS IDENTITÁRIOS DA BACIA DO RIO CALDAS:
UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E LEITURA SOCIOESPACIAL
Resumo
Discute-se sobre os territórios identitários da Bacia do Rio Caldas e parte-se para uma proposta de educação ambiental transformadora nesses diferentes territórios. Nesse sentido, busca-se o conceito de identidade na comunidade da Bacia do Rio Caldas e como esta acaba se fragmentando com a chegada da indústria e do capitalismo. Objetiva-se também propor elementos iniciais para investigar as múltiplas facetas territoriais e identitárias presentes na Bacia do Rio Caldas, com fins de subsidiar a implementação de ações em Educação Ambiental no âmbito da bacia. Conclui-se que é necessário compreender os múltiplos territórios identitários presentes na bacia, com vistas a implementação do projeto em Educação Ambiental, e percebe-se que esse projeto só será concretizado com a realização e aprofundamento nas variações territoriais em escalas geográficas pequenas, para que se possa dimensionar as diversas frentes da Educação Ambiental.
Palavras-chave: Bacia do Rio Caldas. Educação Ambiental. Identidade local.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).