TEMPORALIDADES DA VIAGEM EM MICHEL ONFRAY:
MÍDIAS DIGITAIS E O TURISMO CONTEMPORÂNEO
Resumo
O progressivo avanço tecnológico tem modificado cada vez mais a relação da sociedade com o meio e também a forma como o turismo, uma atividade essencialmente contemporânea, é realizado. O presente trabalho analisou a influência das mídias digitais no comportamento do viajante durante a experiência turística, tendo como base teórica principal a obra “Teoria da Viagem: poética da geografia”, de Michel Onfray (2009). O objetivo desta pesquisa foi investigar a influência das mídias digitais nos fluxos turísticos e na escolha dos lugares a serem visitados, tendo em vista as mudanças que ocorreram no turismo nas últimas décadas devido ao avanço da tecnologia. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo-exploratório. Com o uso de revisão bibliográfica buscou-se entender como ocorre o processo de construção e realização de uma viagem, a partir dos conceitos trabalhados pelo autor investigado, Michel Onfray, em seu livro Teoria da Viagem. Foram consideradas cada uma das etapas temporais evidenciadas na obra: a) o “antes”; b) o “durante”; c) e o “depois” da viagem e, a partir disso, essas etapas foram pensadas e analisadas sob as influências das mídias digitais. Foi possível estabelecer uma relação entre as mudanças que ocorreram no comportamento do viajante após a inserção de novas ferramentas tecnológicas, sobretudo as digitais, no cotidiano geral da sociedade, bem como seus impactos antes, durante e após a realização da viagem com fins turísticos.
Palavras-chave: Turismo Contemporâneo; Viagem; Mídias Digitais; Michael Onfray.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).