O GOZO ABSOLUTO E A CASTRAÇÃO:
ALGUMAS IMPLICAÇÕES COM O LAÇO SOCIAL
Resumo
Resumo: O presente artigo reflete sobre as implicações entre o gozo, a castração e o laço social, tomando como subsídios para a argumentação o pensamento de Freud, sobretudo a tese desenvolvida em Totem e tabu (1913) na qual sustenta, por meio do mito do pai da horda, a ideia de passagem do estado de natureza ao estado de cultura, de modo a demonstrar que o barramento do gozo absoluto, mediante mecanismos de castração, cria as condições psíquicas para a sustentação do laço social.
Palavras-chave: Freud; gozo; castração; laço social.
Abstract: This article discusses about the implications among the enjoyment, the castration and the social bonds. We take Freud’s theory to develop our point, especially his thesis about Totem and Taboo (1913). In this book, the author maintains, through the father’s place in the myth of the primal horde, in order to demonstrate the barring of absolute enjoyment throughout the principle of castration, that the passage from state of nature to state of culture produce psychic conditions to keep the social bond.
Keywords: Freud; enjoyment; castration; social bond.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).