FADO, CANÇÃO DE LIBERDADES POÉTICAS:
UM ENSAIO TEÓRICO NOS ENTREMEIOS DA GEOGRAFIA E DO TURISMO
Resumo
Resumo: Este artigo tem como objetivo interpretar e dialogar com os trabalhos de Heloísa Duarte Valente (2008; 2013), como fontes de leituras e intercâmbios entre geografia e turismo. Visa-se também compreender o fado, música portuguesa consagrada como Patrimônio Imaterial da Humanidade em 2011, que tem valorizado e promovido territórios, lugares e paisagens. Esta investigação pretende empregar o conhecimento de autores geógrafos e não geógrafos que promovem a interlocução entre geografia, turismo, viagens e a literatura musical – esse aspecto possibilita a efetivação de pesquisas. No decorrer do texto são abordadas as temáticas “Fado: uma paisagem sonora de liberdades poéticas” e “Fado, gastronomia e turismo: uma viagem por Portugal”, trazendo para o diálogo as obras de Albach e Gândara (2011), Chaveiro (2015), Gonçalves (2019), Paes (2008), Pearce (2003), Rodrigues (2016), Trigo (2013) e Ventura (2008). Assim, por meio de um estudo teórico ancorado na geografia do turismo, a rica paisagem sonora do fado é apresentada como atrativo turístico apoiado num enfoque histórico e numa perspectiva espaço-temporal.
Palavras-chave: Espaço; Território, Paisagem, Viagem; Atração Turística.
Abstract: This article aims to interpret and dialogue with the works of Heloísa Duarte Valente (2008, 2013), as sources of readings and exchanges between geography and tourism. It also intends to understand fado, Portuguese music consecrated as Intangible Heritage of Humanity in 2011, which has valued and promoted territories, places and landscapes. This research intends to use the knowledge of geographers and non-geographers who promote the interlocution between geography, tourism, travel and musical literature – this aspect allows research effectiveness. In the course of the text, the topics “Fado: a sound landscape of poetic liberties” and “Fado, gastronomy and tourism: a trip around Portugal” are addressed, bringing to the dialogue the works of Albach and Gândara (2011), Chaveiro (2015), Gonçalves (2019), Paes (2008), Pearce (2003), Rodrigues (2016), Trigo (2013) and Ventura (2008). Thus, through a theoretical study anchored in the geography of tourism, the rich sound landscape of fado is presented as a tourist attraction supported by a historical approach and a space-temporal perspective.
Keywords: Space; Territory, Landscape, Travel; Tourist Attraction.
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