A TERRA, A ENXADA E A GEOGRAFIA:
CONVERSA ENTRE CORONÉIS, CAMARADAS, PROFESSORES E ESTUDANTES
Resumo
Resumo: este texto se propõe discutir as características do campo goiano, tomando como base o conto: “A Enxada” do escritor Bernardo Elis, assim como as possibilidades desse texto literário para o ensino de geografia. Para tanto, foram realizadas pesquisa bibliográfica, com localização, levantamento, leitura e fichamento de referências que versam sobre o tema em questão. Do mesmo modo, analisamos o conto mencionado, para acessar as imagens do campo goiano construídas pelo escritor. No conto há a imagem de um campo injusto, desigual, com terras controladas por coronéis, que por isso sujeitam o trabalho de camponeses desterrados. A narrativa do conto sobre um conceito geográfico específico; o campo, oferece possibilidades para a geografia escolar construir nos estudantes raciocínio geográfico crítico e articulado.
Palavras-Chave: Enxada. Oligarquia Agrária. Coronéis. Geografia Escolar.
Abstract: this text proposes to discuss the characteristics of the field from the State of Goiás, taking as a basis the tale: “A Enxada” (the hoe) by the writer Bernardo Elis, as well as the possibilities of this literary text for the teaching of geography. For this purpose, bibliographical research was carried out, with location, survey, reading and annotations of references that deal with the theme in question. In the same way, we analyzed the tale mentioned, to access the images of the field from the State of Goiás built by the writer. In the tale there is the image of an unfair, unequal field with lands controlled by colonels, which therefore subject the work of exiled peasants. The narrative of the tale about a specific geographical concept; the field, it offers possibilities for the school geography to build up in students critical and articulated geographical reasoning.
Keywords: Hoe. Agrarian Oligarchy. Colonels. School Geography.
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